Efeito de Antimicrobianos no crescimento de Bradyrhizobium japonicum

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Acessos neste artigo: 417


Certificado de participação:
Certificado de Lorena Passos Rodrigues

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lorena Passos Rodrigues , Raizza Zorman Marques , Marcelo Pedrosa Gomes

ABSTRACT
Os efeitos dos antimicrobianos enrofloxacino, gentamicina e sulfametoxazol no crescimento da bactéria Bradyrhizobium japonicum foram investigados através de testes de concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM). Verificou-se atividade bacteriostática e bactericida dos fármacos em concentrações de µg.ml-1. Os microrganismos foram mais sensíveis ao enrofloxacino que apresentou o menor valor de CIM (0,61 µg.ml-1), seguido por sulfametoxazol (19,52 µg.ml-1) e gentamicina (70,32 µg.ml-1). No entanto, essas concentrações se mostram muito superiores às encontradas em solos agrícolas (0-0,028 µg.ml-1). Dessa forma, pode-se afirmar que o crescimento da bactéria não é impedido pela presença desses antimicrobianos nas concentrações ambientais. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rayka Kristian Alves Santos 16-04-2021 21:53:30

Trabalho com tema bastante importante para a microbiologia, pois cada vez mais vemos caraterísticas que afetam na diversidade e interação das bactérias benéficas no solo, e uma avaliação como essa só enfatiza a importância da redução de aplicação produtos químicos nos solos.

Foto do Usuário Guilherme Debiazi Beloni 25-04-2021 23:53:33

A temática do trabalho é de grande relevância para os estudos em microbiologia agrícola, visto que as bactérias fixadoras de nitrogênio são amplamente utilizadas no Brasil, com um mercado bem desenvolvido principalmente na cultura da soja, na qual um possível efeito negativo de antimicrobianos em condições ambientais podem gerar grandes prejuízos para agricultura. Portanto, esta pesquisa pode ser aprofundada como citado no próprio resumo para continuar a agregar conhecimento.

Foto do Usuário Eliane Rute De Andrade 06-05-2021 11:41:34

O trabalho trata de um tema muito importante que é o acúmulo de compostos químicos no solo (resultantes de práticas agrícolas como controle de doenças, pragas, etc.) alterando muitas vezes a microbiota do solo, influenciado desta forma o rendimento das culturas, tendo consequências negativas no meio de cultivo, o que muitas vezes afeta a eficiência de controle de agentes causadores de doença, pragas, dentre outros. Os autores podem citar exemplos de produtos comerciais utilizados na agropecuária que possuem os antimicrobianos que foram testados neste trabalho? O trabalho pode ser aprofundado posteriormente avaliando a ação dos antimicrobianos utilizando agentes de controle biológico como o Trichoderma.

Foto do Usuário Bruno Gabriel Amorim Barros 08-05-2021 15:46:01

O tema é muito importante, pois acaba mostrando estratégias para o desenvolvimento e proliferação de báctérias do gênero Rizobio, esta que é muito importante para o cultivo de leguminosas.

Foto do Usuário Eduarda Piazzolli 30-06-2021 18:50:49

Muito interessante e importante esse tema.

Foto do Usuário Amanda Posanski Zambiassi 30-06-2021 18:57:32

Temática incrível

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.