Avaliação da actividade antibacteriana, antioxidante e anticonvulsivante de extractos da folha e flor de Vernonia colorata

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Medicina Veterinária

Acessos neste artigo: 11


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Saquina Cassamo Rugunate

ABSTRACT
A Vernonia colorata pertence à familia Asteraceae e todas as partes da planta têm sido usadas na medicina tradicional para tratar diversas enfermidades e, cientificamente, várias actividades biológicas e farnacológicas foram avaliadas e alguns compostos químicos importantes foram isolados.
O trabalho teve por objectivo avaliar a actividade antibacteriana, antioxidante e anticonvulsivante dos extractos da folha e da flor da V. colorata. Para a determinação da actividade antibacteriana foi usado o teste de disco-difusão em ágar, para  avaliar a actividade antioxidante usou-se o método de redução do complexo fosfomolibdénio e para a determinação da actividade anti-convulsivante foi usado o teste de indução química das convulsões.
Verificou-se actividade antibacteriana nos extractos da folha e da flor, contra as estirpes de S. aureus, P. Aeruginosa,  maior actividade antioxidante na folha em relação a flor, e efeito anticonvulsivante no pré-tratamento com as flores de V. colorata na dose de 300mg/Kg.
De uma forma geral, estes resultados mostram um potencial terapêutico antibacteriano, antioxidante e anticonvulsivante nas folhas e flores da Vernonia colorata.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andressa Da Silva Alves 07-05-2021 14:59:57

Gostaria de parabeniza-la por esse trabalho, acho esse tema super interessante. A medicina alternativa têm crescido cada vez mais na medicina veterinária, por isso é tão relevante os estudos sobre. Gostaria de perguntar se você teve alguma dificuldade em alguma etapa de processo das amostras e a minha sugestão é que continue com esses trabalhos. Parabéns mais uma vez!