ANÁLISE SWOT NA CULTURA DO TOMATE: O CASO DOS AGRICULTORES FAMILIARES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 8


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Jackeline Leandro Dublim , Suzani Vanesa Schiefelbein Olmedo

ABSTRACT
O presente estudo objetivou empregar a análise SWOT na cultura do tomate das propriedades agrícolas familiares no Município de Antônio João, Mato Grosso do Sul. A condução do estudo demonstrou a importância da análise SWOT como ferramenta metodológica utilizada no âmbito da gestão a fim de evidenciar fenômenos relacionados a cadeia produtiva do tomate em propriedades agrícolas familiar. Para isso esta pesquisa foi composta de dados coletados a partir de pesquisa de campo, onde foi utilizado questionários estruturados aplicados a 20 agricultores familiares. Foram entrevistados os agricultores familiares que tinham a cultura do tomate como principal meio de subsistência em sistema de cultivo convencional. Os resultados indicaram que a maioria dos agricultores possuem pouco conhecimento sobre a ferramenta de gestão apresentada, demonstraram que desconhecem seu ambiente organizacional, uma vez que não fazem controle de custos. Além disso, disseram ter dificuldade em aprimorar seus conhecimentos e acreditam que a baixa escolaridade prejudica o aprimoramento do manejo dentro do sistema de produção do tomate, necessitando possivelmente de uma análise mais detalhada para obter informações; Embora a ferramenta SWOT seja uma opção dentre várias outras metodologias, ela possibilitou que os agricultores identificassem o ambiente interno e externo da produção, o que levou os mesmos a identificar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças e consequentemente iniciar um processo de significativas mudanças.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Félix Capoco Bernardo 03-05-2021 13:14:26

Parabéns pelo estudo! As pesquisas voltadas para a agricultura familiar são interessantes e ideias para serem aproveitados em outros contextos, como é o caso de Angola.

Foto do Usuário Adriano Augusto Bliska 06-05-2021 19:21:47

O tema do estudo é muito importante. A gestão dos estabelecimentos agrícolas é fundamental não só para sua competitividade, mas para a própria sobrevivência da empresa rural, sobretudo na agricultura familiar. Para facilitar a interpretação dos resultados talvez fique interessante uma apresentação pautada em gráficos, por exemplo tipo "pizza".