Influência Do Material De Cobertura Do Solo E Pressão De Ar Dos Pneus Na Vibração De Mãos E Braços Em Um Operador De Trator Agrícola

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 10


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Mayara Rodrigues Uchôa , Viviane Castro Dos Santos , Leonardo De Almeida Monteiro

ABSTRACT
Nas atividades de operação com máquinas agrícolas, o operador está exposto a diversos fatores de risco, como ruído, temperatura e vibração que podem gerar sérios problemas a saúde e afetar a qualidade do trabalho desempenhado. Com isso, o presente trabalho objetivou avaliar as vibrações de mãos e braços de um operador de trator agrícola em função de três pressões internas de ar nos pneus, duas velocidades de deslocamento e duas superfícies de contato. O experimento foi realizado na área experimental do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas da UFC. O trator utilizado foi um 4x2 TODA, da marca Valtra modelo BM 125i, com potência do motor de 125 cv, equipado com pneus radiais. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 2 x 2 x 3, sendo duas superfícies de rolamento dos pneus (solo solto e solo com Panicum maximum cv. Mombaça), duas velocidades de deslocamento (4,3 km.h-1 e 6,4 km.h-1), e três pressões internas nos pneus, sendo 10, 14 e 18 lb.pol-2 para os pneus dianteiros e 12, 16 e 20 lb.pol-2 para os pneus traseiros. Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa ASSISTAT versão 7.7 beta. Conclui-se que o aumento da velocidade e da pressão interna de ar nos pneus aumentou os níveis de vibração, e o uso de material de cobertura na superfície do solo diminuiu esses níveis. A melhor combinação se deu nas operações realizadas com material de cobertura, na velocidade de 4,3 km.h-1, na pressão interna de ar nos pneus mínima (10 lb.pol-2 nos rodados dianteiros e 12 lb.pol-2 nos rodados traseiros), constituindo assim a condição de trabalho mais adequada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniela Melo Penha 21-04-2021 13:34:02

Tema que carece de pesquisas sendo por isso de alta relevância.

Foto do Usuário Ruan Santana Cavalcante 14-05-2021 21:17:32

Um trabalho muito interessante e muito importante , pois analisa fatores como a vibração e a cobertura vegetal do solos e sua influência na vibração , que é uma variável muito importante que deve ser levada em consideração no bem estar do operador de máquinas agrícolas durante a jornada de trabalho, e poucas pesquisas envolvem esse assunto. Parabéns aos autores!!!

Foto do Usuário Antonio Lino 14-05-2021 23:32:33

Um trabalho muito relevante, pois os estudos sobre a ergonomia de operadores de máquinas agrícolas e trabalhadores rurais são raros. Eles muito importantes para melhorar as condições de visando não somente a produtividade destas atividades como a também o bem estar e saúde do trabalhador.