Atributos físicos de solos em Sistemas Agroflorestais na região sul da Bahia.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 14


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Jorge Nascimento Gustavo Junior , Ícaro Monteiro Galvão

ABSTRACT
A implantação de Sistemas agroflorestais (SAFs) contribui para a conservação e melhoria de atributos físicos do solo tais como, densidade, porosidade e estabilidade de agregados. Por sua sensibilidade ao manejo de solo adotado esses atributos podem ser usados como indicadores da qualidade do solo. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade do solo de três diferentes SAFs com combinação de culturas e histórico de implantação distintos a partir da análise de atributos físicos destes. Embora não tenham sido observadas grandes diferenças entre tais propriedades físicas do solo nos SAFs, o SAF 3 (Cacau-Cabruca) é o que apresenta melhores indicadores e pode ser considerado o sistema com melhores condições para o crescimento vegetal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Fernando Araujo Santos 20-04-2021 00:03:33

Primeiramente parabéns pelo trabalho. Pergunta - Por que utilizaram apenas estatística descritiva ? Sugestão - 1. Comparar os SAFs com sistemas convencionais de manejo do solo que venham a existir na área e com mata nativa próxima aos mesmos. 2. Utilizar variáveis respostas mais sensíveis e representativas dos efeitos dos sistemas no solo, como estabilidade de agregados, velocidade de infiltração básica, resistência a penetração e condutividade hidráulica do solo. 3. Abandonar a utilização de granulométria como variável resposta, pois esta característica do solo somente se altera com o passar de milhares de anos.

Foto do Usuário Caroliny Fatima Chaves Da Paixão 21-04-2021 17:40:57

Parabéns autores, pelo trabalho. Esse tema é muito interessante, pois visa mostrar a importância dos sistemas integrados, que tem como um dos seus objetivos diversificação de produtos em áreas já agricultáveis. Tenho uma dúvida, na conclusão vocês afirmam que ''Os solos analisados não apresentaram grandes diferenças nos atributos analisados'', o que seriam essas ''grandes diferenças''? Sugiro que devido ao fato de vocês não terem realizado testes estatísticos, vocês não afirmes que teve grandes diferenças ou que tal tratamento se destacou um pouco mais, porque isso não foi provado estatisticamente..

Foto do Usuário Thamires Da Silva 14-05-2021 03:29:29

Olá, excelente trabalho desenvolvido, parabéns! Analisando o estudo, pude notar que os solos analisados não apresentaram diferenças notórias e discrepantes devido à semelhança nos sistemas de uso e manejos. Isto posto, para evidenciar os benefícios dos sistemas agroflorestais (SAFs), que por sua vez foram pontuados assertivamente no trabalho, julgo pertinente compará-los a agricultura convencional, pois assim surgirão resultados com significativas diferenças afim de corroborar com a perspectiva vantajosa desses sistemas. Ademais, será que considerar outros parâmetros, como o tempo de implementação do sistema, histórico de rotação de culturas, etc., ao comparar os SAFs 1, 2 e 3 não trariam resultados mais distintos? Por fim, fica como sugestão também finalizar o segundo parágrafo na parte ''Resultados e Discussões'', pois na última linha o texto foi interrompido com “ou seja”, não havendo uma finalização da frase.