CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE Sapindus saponaria COM USO DE HIDROGEL E LÂMINAS DE ÁGUA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 8


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Joelma Mendes De Carvalho , Daniela Soares Alves Caldeira , Gabriel Vinicius Batista Da Silva , Carlos Luiz Vieira , Fernanda Macedo Ferreira , Fernando Andre Silva Santos

ABSTRACT
A produção de mudas pode ser considerada uma das fases mais importantes do processo de produção vegetal, uma vez que as espécies em seus estádios inicias apresentam maior sensibilidade a diversos fatores biótipos e/ou abiótipos. O presente trabalho teve por objetivo investigar o efeito de hidrogel associado a diferentes lâminas de água no crescimento inicial de Sapindus saponaria. O estudo foi conduzido no campo experimental da UNEMAT Campus Cáceres-MT. O delineamento experimento utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial, sendo duas condições (ausência e presença de hidrogel) e quatro lâminas de água (8,10,12 e 14 mm.dia-1) com quatro repetições e três plantas por unidade experimental. As avaliações procederam aos 30 e 60 DAS, onde foram verificadas as seguintes características: altura de planta, diâmetro de coleto e número de folhas.  As mudas de Sapindus Saponaria apresentaram maior crescimento quando submetidas a doses de 8 e 12 mm de água. 

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Amanda Hernandes 30-04-2021 19:18:26

Parabéns pelo trabalho. O objetivo ficou claro e os resultados estão apresentados de forma precisa. Sugiro discutirem sobre os parâmetros avaliados que não apresentaram efeitos significativos com a variação das lâminas ou do hidrogel. Qual a possível explicação da influencia do hidrogel na altura de plantas aos 60 dias? Sugiro que a a explicação de Lopes et. al (2007) sobre a influencia negativa das lâminas de água na altura das plantas venha logo após a apresentação desse resultado, realocando o parágrafo dos resultados da avaliação de 60 dias após essa explicação.