AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MICRORGANISMOS NA CULTURA DO FEIJÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Acessos neste artigo: 407


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilson José Marcinichen Gallotti , Gilcimar Adriano Vogt

ABSTRACT
A utilização de produtos biológicos tem apresentado eficácia na proteção e crescimento das plantas. Entretanto, na prática, ainda são pouco utilizados pelos produtores. Na safra 2020/2021, visando avaliar e difundir a eficácia de produtos biológicos testou-se na cultura do feijoeiro o pacote tecnológico: “ORGANIC” à base do fungo Trichoderma asperellum no tratamento de semente para proteção de podridões radiculares causadas por Rhizoctonia solani e Fusarium solani f. sp. phaseoli); mais o produto “QUALITY” à base do fungo Trichoderma asperellum pulverizado antes do fechamento das linhas para o controle de Sclerotinia sclerotiorum, Fusarium solani f. sp. phaseoli e Rhizoctonia solani e, a aplicação de “AZOS” à base de Azospirillum brasiliense  aplicado entre V2 e V3, além de uma segunda aplicação na floração para estímulo ao crescimento de raízes, redução dos efeitos dos estresses abióticos e a velocidade de senescência foliar. O objetivo deste trabalho foi de avaliar o efeito do pacote tecnológico “ORGANIC + QUALITY + AZOS” na proteção e produtividade do feijoeiro  comparado com a testemunha em duas cultivares de feijão, uma do grupo comercial preto o (SCS204 Predileto) e a outra carioca( SCS205 Riqueza).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jacqueline Dalbelo Puia 15-04-2021 16:02:38

O objetivo foi avaliar a eficiência de microrganismos na proteção e produtividade do feijoeiro. No entanto os autores concluem que não houve incidência dos agentes fúngicos para tais avaliações. Não utilizaram uma área com incidência dos patógenos porque? Uma opção seria utilizar inoculação artificial.

Foto do Usuário Sabrina Pariz 21-04-2021 10:54:45

Trabalho interessante e bem claro, parabéns aos autores. Como não houve a incidência dos fungos naquela área, uma sugestão seria ter feito em duas áreas ou região distintas, talvez assim poderia atingir resultados mais concretos e significativos. Uma pergunta, porque escolheu essas duas cultivares para realizar o estudo? Obrigada!

Foto do Usuário Maicon Fernando Petry De Paula 09-05-2021 22:57:28

O trabalho possuí grande relevância, principalmente por testar produtos biológicos a campo - já que a maioria dos testes ocorrem em casa de vegetação. Minha sugestão é que os autores discorram sobre os resultados no resumo - sendo eles positivos ou não. Na introdução também senti falta de um desenvolvimento maior sobre o tema. Minha duvida é: os produtos biológicos utilizados são comerciais? talvez fosse interessante vocês confrontarem os produtos a algum produto químico e/ou microrganismo que não faz parte da formulação de um produto comercial (para confrontar resultados de eficiência).

Foto do Usuário Maicon Fernando Petry De Paula 09-05-2021 23:01:02

Outras sugestões: avaliar a produção de massa da planta, uma vez que foram aplicados produtos que podem promover o crescimento vegetal (vocês citaram esse fato no resumo) e descrever na metodologia como foi/seria a avaliação da incidência dos patógenos

Foto do Usuário Francisca Elisângela Maniçoba 11-05-2021 19:39:00

Parabéns pelo trabalho!! Achei muito boa a ideia de usar uma área com histórico desses patógenos, o grande risco seria que não houvesse incidência na época do trabalho, foi o que aconteceu. Uma pergunta: Por que vocês mencionaram o controle de três fungos habitantes do solo e não mencionaram a Macrophomina phaseolina? Esse fungo não tinha histórico na área? Minha sugestão seria mudar o título do trabalho, colocar algo relacionado a eficiência de microrganismos no controle de patógenos habitantes do solo, já que essa parte também foi mencionada no trabalho.

Trabalho bem feito, mas dou uma sugestão de fazer uma avaliação em que não se aplica nada e uma em que se inocula o patogeno para se ter um trabalho mais rico. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Nayana Rodrigues De Sousa 18-06-2021 16:34:04

Parabéns pelo trabalho, sugiro que aumente o campo da pesquisa, refaça o experimento para que venha mais resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.