Influência da Dieta na Longevidade do Parasitoide Encarsia Inaron (Walker) (Hymenoptera: Aphelidae)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 523


Certificado de publicação:
Certificado de Regiane Cristina De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roberta Thiago , Thaís Carolina Silva Cirino , Regiane Cristina De Oliveira

ABSTRACT
A mosca-branca, Bemisia tabaci (Gennadius) (Hemiptera: Aleyrodidae), é uma praga importante na agricultura global, sendo responsável por perdas em lavouras de diversas culturas. Os produtos fitossanitários são comumente utilizados no manejo desta praga, entretanto, o que se observa é o controle parcial em função da seleção de populações resistentes aos princípios ativos utilizados e favorecimento das espécies crípticas menos suscetíveis. Assim, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma eficiente solução e o controle biológico mostra-se como uma das táticas eficazes e sustentáveis. A espécie Encarsia inaron (Walker) (Hymenoptera: Aphelinidae) é um endoparasitoide de ninfas praticamente cosmopolita e que apresenta eficácia no parasitismo da B. tabaci. Á vista disso, com o intuito de ampliar os estudos sobre este parasitoide, o presente objetivou-se identificar a influência da dieta na longevidade da E. inaron, afim de melhorar a criação massal em laboratório. Constatou-se que mesmo não havendo diferença estatística entre o host-feeding e o mel, o segundo é bastante eficiente na dieta da E. inaron, podendo ser uma ótima alternativa alimentar visando a melhoria das técnicas de criação do parasitoide em laboratório.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Tema de extrema relevância, em vista da dificuldade que temos encontrado no controle da mosca-branca. Não lia nada a respeito há um tempo e pelo menos para mim foi novidade... A dieta proposta, mesmo já sendo utilizada, como mencionado, é de fácil acesso, mais fácil ainda que a própria dieta de host-feeding. Em caso de desenvolvimento de uma criação em laboratório, essa ideia com certeza facilita o trato do parasitoide, o que contribui para a criação massal. Faria alguns ajustes de formatação, mas apenas isso.

Já há algum trabalho comprovando a eficácia desse parasitoide no controle da mosca branca? Achei o trabalho de vocês bem escrito, metodologia bem explicada e resultados bem objetivos. Não sei se essa pesquisa continuou, mas fica como sugestão a continuidade do trabalho e divulgação desses resultados no controle da mosca branca. Parabéns!

Foto do Usuário Marcelo Mendes De Haro 08-06-2021 15:57:45

Trabalho bastante relevante, tendo em vista as grandes adversidades criadas por esta praga, este tipo de trabalho vem a ressaltar a importância de programas de controle biológico em nosso país. Esperamos que estas tecnologias sejam melhor disponibilizadas no Brasil, a começar por técnicas de criação como a apresentada neste trabalho.

Foto do Usuário Ricardo Sant'anna Martins 08-06-2021 16:11:51

Bastante interessante pesquisa com estes indivíduos no Brasil. Eles são nativos?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.