Efeito Alelopático de Extrato de Sorgo na Germinação de Sementes de Tomate

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 497


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Arielle Gonçalves Abdala , Amanda Ayda Garcia Basílio , Mariana Souza Gratão , Larissa Pacheco Borges , Víctor Alves Amorim , Fábio Santos Matos

ABSTRACT
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito alelopático do extrato de
sorgo sobre a germinação de sementes de tomate. O experimento foi realizado no Laboratório
de Fisiologia Vegetal na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Ipameri. Para obtenção do
extrato de sorgo foi utilizado a parte aérea do sorgo, seca naturalmente e trituradas com
triturador. Posteriormente, foi colocado com água destilada, na concentração 50g L-1, em
banho maria por 72 horas, resultando no extrato bruto (tratamento 100% da concentração).
Utilizando o extrato, foi dissolvido e estabelecido as concentrações dos outros tratamentos:
20%, 40%, 60% e 80%, juntamente com o controle (0%). O extrato foi bastante eficiente no
atraso do crescimento inicial e diminuição do acúmulo de biomassa das plântulas de tomate.
Conforme aumentou a concentração do extrato de sorgo verificou-se que a os efeitos
negativos no crescimento se intensificaram. Assim, a concentração 100% do extrato obteve
maior efeito prejudicial na germinação e crescimento de plântulas de tomate.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Geraldo Acácio Mabasso 15-04-2021 17:52:38

Parabéns aos autores, penso que o tema é relevante e atual, dada necessidade de encontrar métodos alternativos a ambientalmente mais aceites. Pequenos reparos na redação,como, na peneúltima linha do primeiro parágrafo usou termo ''nossa produtividade'', é melhor referir no Brasil, a leitura é abrangente. Como fez análise de regressão recomendaria tratar os valores da concentração sem referir tratamentos na discussão. Recomendo que indique o nível de significância ou p-valor nas figuras, e padronizar o termo figuras. Se concordarem, acho que os gráficos seriam mais didáticos com média e desvios, ao invés de usar todos valores.

Foto do Usuário Paulo Antonio De Souza Gonçalves 23-04-2021 15:07:24

O estudo apresenta etapa inicial importante no efeito de alelopatia do sorgo sobre tomateiro. Interessante seria aprofundar os estudos na área. Caso possível seria interessante realizar parceria para caracterizar quimicamente o extrato de sorgo. Os autores consideram que há interface do estudo com a agroecologia? Parabéns pelo estudo.

Foto do Usuário Cristiane De Lima Wesp 10-05-2021 10:21:55

Trabalho bem conduzido e que trás respostas práticas ao manejo agroecológico através da utilização do sorgo como cobertura morta e/ou opção na rotação de culturas em sistema de plantio direto em hortaliças (SPDH) para o controle de plantas espontâneas. Contudo, embora o sorgo pareça ser uma boa opção no manejo de plantas espontâneas em sistemas agroecológicos e sustentáveis, a influência negativa no crescimento inicial da cultura do tomate indica que seja mais adequada a sua utilização após o transplante de mudas a campo, e não em canteiros onde se utilizam sementes. Achas que essa influência negativa no crescimento do tomate pode se repetir em algumas das principais plantas invasoras na olericultura? Ex: caruru, beldroega e guanxuma?

Foto do Usuário João Gabriel Mafra 11-06-2021 13:40:15

Muito bom, interessante como podem existir tantos compostos de origem natural com efeito negativo na agricultura e não sabemos, estudos como esse são muito importantes. Parabéns!

Foto do Usuário Jaislânia De Jesus Nunes 11-06-2021 21:21:11

Muito interessante! A busca por métodos alternativos no controle de plantas daninhas como o uso de aleloquímicos em substituição aos herbicidas sintéticos é algo muito importante. No estudo, o extrato de sorgo teve efeito negativo na germinação das sementes de tomate, o que inviabiliza o uso na semeadura da cultura, mas já pensaram em testar o extrato em outras culturas e, também, diretamente em espécies de plantas invasoras?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.