Gestão Estratégica Visando Competitividade e Sustentabilidade na Cadeia de Flores

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 340


Certificado de publicação:
Certificado de Antonio Bliska Júnior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriano Augusto Bliska , Antonio Bliska Júnior , Nátaly Antonia Oliveira

ABSTRACT
O cultivo dos produtos da floricultura pode ocorrer em diversas regiões brasileiras, de acordo com as condições edafoclimáticas favoráveis às diferentes espécies ou por meio do uso de tecnologias modernas. O principal destino do segmento de flores e plantas ornamentais é o mercado interno. Apesar do seu crescimento, no Brasil em geral, o estado de São Paulo se destaca no cenário nacional. Os municípios com maior relevância na produção e comercialização naquele segmento o fazem por meio de distintos sistemas organizacionais, o que pode induzir seu desenvolvimento diferenciado nas diversas regiões produtoras. Em um setor onde há predomínio de estabelecimentos familiares, um sistema de gestão acurado pode ser fundamental para seu crescimento sustentável e para sua própria sobrevivência. O objetivo deste estudo é analisar a competitividade e a sustentabilidade das principais regiões brasileiras produtoras de flores e plantas ornamentais, por meio da identificação do grau de gestão dos estabelecimentos produtores, bem como identificar os principais pontos fracos dos sistemas de gestão utilizados. Para isso utiliza-se o Método de Identificação de Gestão para Flores – MIGG Flores. Conclui-se que o sistema de gestão agrícola na floricultura possui grande potencial de crescimento, especialmente em relação às ações que podem afetar a sociedade como um todo e às ações relativas aos colaboradores, sejam familiares ou funcionários contratados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andre Luiz Teles Aguiar 16-04-2021 14:27:31

Trabalho muito bem elaborado e escrito com temática bastante relevante e atual. Pois diante de um cenário de pandemia e pós-pandemia há uma real necessidade de se ter e implementar a gestão estratégica nas empresas, como forma de permanecer, ampliar ou se consolidar no mercado em que atuam.

Foto do Usuário Justina Ngueve Comboio Cameia 03-05-2021 10:01:22

Temática interessante e actual! Parabéns! A região tropical tem condições para fomentar a prática da floricultura; e isso poderá se alcançar se se desenvolverem mais estudos nesta área.

Foto do Usuário Felipe Soares Cavalcante 11-05-2021 00:41:40

O artigo consegue ser muito direto, conciso e com uma leitura bastante agradável ao leitor, os resultados apresentados estão claros e a presença das tabelas elucidam de forma eficiente toda a gestão envolvida.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.