CARACTERIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO DE RIO DA CONCEIÇÃO - TO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Carlene Soares Diniz

ABSTRACT
O presente trabalho visa analisar o potencial turístico como instrumento de sustentabilidade ambiental no município do Rio da Conceição – TO. Atualmente a atividade turística é bem constante no nosso cotidiano, proporcionando efeitos tanto positivos como negativos, no meio social, ambiental como no econômico. Para analisar estes efeitos, foi realizada a aplicação de um questionário direcionado para os proprietários dos atrativos turísticos do município do Rio da Conceição. Os questionários foram aplicados via site Google Forms, com objetivo de averiguar a sustentabilidade ambiental dos atrativos turísticos no município, além de identificar alguns pontos através busca de informações que possam adequar os requisitos ambientais para a melhoria e valorização dos atrativos turísticos presentes na região. Em torno de 71,4% dos proprietários dos atrativos responderam que existe algum tipo de orientação sobre questões ambientais para os turistas. Foi verificado que  85,7% dos funcionários apresentam algum tipo de capacitação ou treinamento para a realização do seu trabalho. A partir da obtenção da maior parte dos dados, será realizada uma seleção dos Indicadores Chave de Sustentabilidade observados, resultando na interação e definição das necessidades econômicas, sociais e ambientais sem causar danos ou perturbação ao meio, mantendo a integridade cultural dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a manutenção destes ambientes naturais.
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental, atrativos turísticos, adequações ambientais

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários

O resumo expandido traves considerações importantes. Como sugestão os autores poderiam ressaltar o objetivo pois ele não esta claro dentro do texto, o resumo expandido apresenta uma pagina em branco que deve ser retirada.

Foto do Usuário Andre Luiz Teles Aguiar 07-05-2021 15:13:25

A temática deste trabalho é bastante relevante para a busca de um turismo ambiental mais sustentável. Gostaria de ter visto quais foram as dificuldades encontradas pelos proprietários para buscar ou implementar alternativas turísticas que impactem menos possível o meio ambiente? Sugestão para futuros trabalhos: caracterização dos turistas; como o município utiliza meios para conscientizar os frequentadores e proprietário sobre a preservação ambiental, ou se há divulgação de boas práticas ou meios para alcançar a sustentabilidade ambiental neste setor por parte da gestão, se sim quais?.