Comportamento de aveias forrageiras na região do Planalto Norte Catarinense no ano de 2019

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências animais / Zootecnia;

Acessos neste artigo: 6


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Ana Lúcia Hanisch

ABSTRACT
A região do Planalto Norte Catarinense se situa em latitude privilegiada, o que permite a adoção de sistemas de produção animal a base de pasto, o ano todo, sendo que durante o outono-inverno o cultivo da aveia para pastejo é uma prática muito importante. Neste sentido, a Epagri participara da Rede Brasileira de Pesquisa de Aveia, com o objetivo de avaliar periodicamente, cultivares e aveia mais adaptados à região. Em 2019 foram avaliadas oito cultivares, quatro de aveia branca (AB) e quatro de aveias pretas (AP), em um delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições, no período de maio a outubro. A cultivar mais produtivo foi cv. IPR Esmeralda (AB), que assim como as demais aveias brancas, tem indicador excelente adaptação à região, para uso forrageiro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Piffer De Borba 16-04-2021 13:54:40

Excelente trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da região. Minha sugestão seria, se possível, incluir ao trabalho dados relativos a área média de cultivo da aveia na região.

Foto do Usuário Jakciane Andrieli De Miranda Foss 16-04-2021 14:53:56

Excelente escrita, parabéns aos autores. Minha dúvida é, na região onde se desenvolveu o trabalho, a cultura da aveia é predominante nos sistemas de pastejo?

Foto do Usuário Rodrigo Macagnan 16-04-2021 23:48:56

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho, muito boa a escrita, trabalho que demostra resultados no campo, buscando esclarecer as dúvidas dos produtores

Foto do Usuário Gilcimar Adriano Vogt 22-04-2021 16:54:54

Trabalho de cunha técnico e prático de grande aplicabilidade pelos extensionistas. Qual seria a vantagem e desvantagem da utilização de aveias forrageiras ou azevém para alimentação animal?