ESTIMATIVA DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA PARA A CULTURA DO ARROZ NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Temas: Agricultura


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 3


AUTORIA

Denilson Dortzbach , Valci Francisco Vieira , Kleber Trabaquini , Everton Blainski , Everton Vieira

ABSTRACT
O objetivo do presente trabalho foi de avaliar as estimativas de emissão de gases de efeito estufa (GEE) da cultura de arroz irrigado para o estado de Santa Catarina, listando os municípios produtores com maiores estimativas de emissões no estado. A metodologia utilizada para a obtenção das estimativas de emissões de CH4 do cultivo de arroz foi a apresentada pelo Observatório do Clima e fundamenta-se nas diretrizes do Guia para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC. Os dados apresentados restringem-se ao metano (CH4), principal gás de efeito estufa associado a esse cultivo. Os dados divulgados identificaram a emissão de 445.677,79 t de CO2e na cultura do arroz, representando 1,17% da estimativa de emissão total do estado. O município de Turvo possui a maior área plantada e consequentemente possui a maior emissão de CO2e do estado de Santa Catarina. Essas informações podem ser melhoradas através de parcerias com outros trabalhos desenvolvidos no estado de Santa Catarina, podendo contribuir significativamente em compreender e antecipar tendências relacionadas às emissões de GEE para a cultura do arroz irrigado, bem como suas implicações para as políticas públicas.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Larissa De Souza Gois 09-04-2021 13:45:49

Trabalhado bastante relevante, com um tema que deve ser debatido dentro da agronomia.

Foto do Usuário Carlos Luiz Vieira 15-04-2021 12:59:25

Trabalhado de suma importância, com um tema que deve ser debatido na agronomia, como as formas de mitigar os efeitos causados.

Foto do Usuário Gilcimar Adriano Vogt 22-04-2021 16:50:58

Trabalho muito relevante visando a antecipação das tendências relacionadas às emissões de GEE. Pode ser extrapolado para outras culturas?