Avaliação e validação de técnicas de inoculação e coinoculação de bactérias para a cultura da soja no Centro Goiano (Araçu-GO)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 423


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Carolina De Souza Fleury Curado , Tais Ferreira De Almeida , Adriano José Dias , Frederico Ataíde Teixeira De Mello , Cláudia Barbosa Pimenta

ABSTRACT
Associações entre as bactérias do gênero Bradyrhizobium com as bactérias do gênero Azospirillum, até então conhecidas por promoverem o crescimento de gramíneas, estão sendo utilizadas no plantio comercial de soja (Glycine max) em busca de maior produtividade. A coinoculação dessas culturas de bactérias proporciona benefícios como o aumento da área radicular, o que possibilita maior aproveitamento de fertilizantes e nutrientes do solo, favorecendo a planta em situações de estresse hídrico; incremento da produtividade; maior vigor das plantas e equilíbrio nutricional. A EMATER, em parceria com a EMBRAPA - Arroz e Feijão, realizou um ensaio para verificar a eficiência da técnica de coinoculação em soja. Na safra 2019/20, o ensaio foi instalado em área da EMATER (Estação Experimental de Araçu-GO) com a cultivar BRSGO 7858 RR. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a resposta agronômica da cultura da soja às técnicas de inoculação e coinoculação por medições de algumas variáveis morfométricas, a produtividade (kg/ha) e o peso de mil grãos. O tratamento de coinoculação apresentou resultados significativos estatisticamente para as medições de comprimento de parte aérea, peso e densidade da raiz; enquanto os outros parâmetros analisados não tiveram resultados significativos estatisticamente para o tratamento.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Larissa De Souza Gois 09-04-2021 10:50:29

Parabéns aos autores pelo trabalho um tema atual e que deve ser debatido pra que essa tecnologia biológica e natural que não agride o meio ambiente possa ser disseminada.

Foto do Usuário Emanuel Weiss Pires 28-04-2021 21:26:29

Parabéns pelo o trabalho, o tema é de grande importância e que vem ganhando espaço. Porém existe bastante dúvida quanto ao método de implementação via sulco de plantio ou fazer via tratamento de semente.

Foto do Usuário Larissa De Souza Gois 09-05-2021 00:28:10

Ainda dentro da temática o uso de outros implementos na cultura da soja como fertilizantes e defensivos agrícolas podem reduzir ou inibir a ação dos inoculantes na planta? Se sim quais as formas de minimizar esse efeito?

Foto do Usuário Scarllat Mayara Da Silva Soares 11-06-2021 15:30:42

Parabéns pelo excelente trabalho com tema tão interessante. Na prática haveria alguma desvantagem da coinoculação, como logística, manejo, valor agregado ou algo nesse sentido?

Foto do Usuário Scarllat Mayara Da Silva Soares 11-06-2021 20:26:57

Parabéns pelo excelente trabalho com tema tão interessante. Na prática haveria alguma desvantagem da coinoculação, como logística, manejo, valor agregado ou algo nesse sentido?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.