EFEITO DA MISTURA DE FOSFATOS ACIDULADOS, FOSFATOS NATURAIS E FONTES DE ENXOFRE APLICADOS EM SOLO DE TEXTURA MÉDIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 409


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Vinícius Rodrigues , Bruno Nicchio , Hamilton Seron Pereira , Gaspar Henrique Korndörfer

ABSTRACT
Os solos brasileiros, no geral, apresentam baixos teores de fósforo (P) em função da natureza mineralógica dos solos, dos processos envolvendo este nutriente e da elevada extração por parte das culturas agrícolas. As fontes de P mais utilizadas são solúveis/aciduladas, porém, sua eficiência nos solos de cerrado pode ser reduzida ao longo do tempo. Já os fosfatos naturais apresentam baixa eficiência no momento da aplicação, mas com efeito residual maior de acordo com o material de origem da fonte. Desta maneira, pressupõe-se que a aplicação conjunta desses fosfatos poderia aumentar a eficiência em disponibilizar P no solo para as plantas. Além disso, a mistura de enxofre poderia aumentar a eficiência desses fosfatos. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de fosfatos acidulados, fosfatos naturais e fontes de enxofre em solo de textura média em casa-de-vegetação. Os tratamentos avaliados foram: testemunha, SFT, SFT + S0, SFT + Gesso, MAP + S0, MAP + Gesso, FNR Reativo + S0, FNR Bayóvar + Gesso, FN alta reatividade + SFT + S0 e FN baixa reatividade + SFT + S0, aplicados na dose de 120 mg kg-1 de P2O5 e 40 mg kg-1 de S, respectivamente. Os experimentos foram conduzidos por um período de 12 semanas e foram avaliados: altura e diâmetro de plantas, massa seca da parte aérea, concentração e acúmulo de P, S Ca e Mg na planta e pH, P, S Ca e Mg no solo. Os fertilizantes foram aplicados no volume total de 10 kg de solo por vaso antes do plantio de muda pré-brotada (MPB) de cana-de-açúcar (variedade RB 86-7515). A mistura de fertilizantes fosfatados e enxofre elementar (S0) foi mais eficiente em aumentar a massa seca e os teores de fósforo em solo de textura média. O fosfato natural Bayóvar foi mais eficiente em aumentar os teores de fósforo no solo e na planta. O fosfato natural de alta reatividade + SFT + S0 foi mais eficiente em aumentar o teor de enxofre na planta.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Fernando Araujo Santos 19-04-2021 20:30:07

Primeiramente parabéns pelo trabalho. Pergunta - Qual a malha da peneira que o solo foi tamisado ? Sugestão - Dada a morfologia das raízes da cultura escolhida, que ultrapassam facilmente os 20 cm iniciais do solo, poderiam utilizar também a porção de solo de uma camada mais profunda (e.g. 20-40 cm).

Foto do Usuário Jorge Nascimento Gustavo Junior 28-04-2021 22:29:55

Parabéns pelo trabalho, experimento grande com muitos tratamentos e varias fontes, imagino que tenha sido um tanto quanto desafiador conduzi-lo e avaliar os resultados posteriormente. Devido a interferência do Mehlich na análise dos tratamento envolvendo FNR acredito que essa avaliação e discussão poderia ter sido descartada do trabalho, você poderia ter focado no uso da resina e discutir os resultados baseado apenas nela, acredito que não fez muito sentido usar os dois extratores no trabalho. Fica um pouco complicado discutir os resultados por Mehlich e sempre realçar que pode ter havido superestimação dos valores de P no solo. O titulo do seu trabalho poderia deixar evidente que há avaliação do efeito dos fertilizantes na planta também. Pergunta : Se o FN de baixa reatividade aplicado junto com o SFT e o S0 proporcionou aumento no conteúdo de Ca no solo, por que nesse tratamento também nao houve incremento no P também ? Não estaria mais esse aumento de Ca mais associado ao solubilização do Ca contido no SFT do que ao próprio FN de baixa reatividade como você mencionou no texto ?

Foto do Usuário Fabio Luis Ferreira Dias 24-05-2021 20:22:51

Parabens aos autores pelo trabalho. Verifica-se nas tabelas que houve melhorias na fertilidade do solo com aumento dos teores de fósforo e enxofre com consequente aumento nos teores foliares, principalmente quando se observa a testemunha, no entanto, os teores para fósforo continuam abaixo dos teores foliares recomendados, a que fato justifica isto? Cem dias seria suficiente para as raizes explorar todo o solo? Será que a campo aconteceria o mesmo efeito em solo arenoso, textura média e argiloso? Como sugestão favor verificar os paragrafos abaixo, pois retratam de solo argiloso, assim fica a pergunta: Teve outro ensaio em solo argilo? Os teores de P no solo (extrator Mehlich1 e Resina) de textura média (LVd-2) tiveram grande variação entre as fontes, onde os tratamentos testemunha, SFT + S0 e SFT + Gesso resultaram em baixos teores de P (Tabela 5). Semelhante ao observado no solo de textura argilosa (LVd-1), a aplicação de FNR Bayóvar + Gesso, resultou em teores de P no solo superiores a testemunha

Foto do Usuário Cristiane Ramos Vieira 05-06-2021 14:24:10

O trabalho possui tratamentos interessantes e passíveis de serem utilizadas no campo. Porém, ele também trata de como estes tratamentos influenciam no crescimento inicial da cana, seria interessante se isso fosse esclarecido no título do trabalho. Uma outra sugestão seria, para um próximo trabalho, obter informações, também, sobre a produtividade da cultura a partir destes tratamentos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.