Óleo Essencial De Piper Tuberculatum: Extração, Análise Química E Efeito Sobre A Taxa De Crescimento Populacional De Aphis Gossypii Glover

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Guilherme Garcia Vernier

ABSTRACT
A busca por novas moléculas inseticidas derivadas de plantas tem sido intensificada nos últimos anos. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi identificar os principais componentes e verificar o efeito do óleo essencial de Piper tuberculatum Jacq. (Piperaceae) sobre a taxa de incremento populacional de Aphis gossypii Glover (Hemiptera: Aphididae). Os compostos ?-cariofileno (20,0 %), ?-elemene (17,3 %), ?-cubebene (17,0 %), ?-chamigrene (13,2%) foram os principais constituintes do óleo essencial de P. tuberculatum. O efeito do óleo essencial em quatro concentrações (0,25%, 0,5%, 1% e 1,5%) foi comparado ao controle negativo (solvente) e positivo (Benevia®). As maiores concentrações do óleo essencial de P. tuberculatum (1 e 1,5%) inibiram completamente o crescimento populacional de A. gossypii e não diferiram do controle positivo. Com isso, foi possível concluir que o óleo essencial de P. tuberculatum tem potencial para ser utilizado no manejo de A. gossypi.
Palavras chave: Plantas inseticidas, pulgão-do-algodoeiro, sesquiterpenos.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Marcia Nalesso Costa Harder 15-04-2021 13:15:50

Primeiramente, gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho. A pergunta que eu deixo é, qual seria a dose efetiva para uso e se tem algum impacto na cultura?

Foto do Usuário Luis Eduardo Bocalete 15-04-2021 23:19:53

Parabéns aos autores pelo trabalho. Minha pergunta esta relacionada ao bicudo do algodoeiro, foi feito estudos desse óleo essencial com essa praga chave no cultivo do algodoeiro.