Registro do percevejo Zicca annulata (Burmeister, 1835) em cultivos de pitaya no estado de Santa Catarina

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Luciana Coelho Vilela , Marcelo Mendes De Haro , Alessandro Borini Lone

ABSTRACT
A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, pertence, em sua maioria, aos cactos do gênero  Hylocereus. Nos últimos anos, o cultivo deste fruto no estado de Santa Catarina vem aumentado a cada ano, predominando em pequenas propriedades como diversificação de outras atividades ou mesmo como atividade principal. Dentre os principais entraves, por se tratar de uma cultura nova, mesmo ao nível de Brasil, pouco se sabe sobre os insetos associados à cultura. Sendo assim, objetivou-se esclarecer o agente causal dos danos causados em cultivos de pitaya de Santa Catarina, identificando a espécie e possíveis riscos da presença da mesma. Foram avaliadas plantas em pomares comerciais localizadas na região norte e sul de Santa Catarina. Durante as amostragens foi identificada pela primeira vez a espécie de percevejo Zicca annulata (Burmeister, 1835) atacando pitaya em Santa Catarina. Causa danos principalmente nos frutos em maturação, devido ao seu hábito sugador,  os mesmos apresentam cicatrizes originárias das puncturas, inúmeras pontuações que se tornam enegrecidas, formando uma cicatriz espessa e diminuindo seu valor de mercado. Além disso quando o ataque acontece em frutos em desenvolvimento ou botões florais pode haver murcha e consequente aborto da referida estrutura. Estes insetos podem também atacar brotações novas e brácteas, causando problemas de desenvolvimento.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Guilherme Garcia Vernier 08-04-2021 22:18:59

O trabalho se apresenta de grande valia, bem esclarecido de grande importância tendo em vista identificar as pragas em novos cultivos no Brasil.

Foto do Usuário Roldão Carlos Andrade Lima 15-04-2021 14:14:33

Trabalho relevante, bem escrito e com forte potencial para publicação em revista científica.

Trabalho bem escrito e bem formatado (faltaram alguns itálicos e espaços mas nada que prejudique). Imagens boas. Trabalhos como esse, de comunicação de observação de pragas em culturas ou lugares que até então não vinham sendo afetados, são de suma importância. Reitero o comentário sobre a relevância de ser publicado como artigo.

Foto do Usuário Natalia Pereira De Melo 16-04-2021 22:34:07

Parabéns pelo trabalho! Desenvolvimento do texto e apresentação dos resultados bastante relevantes ao tema.