EFEITO DO USO DE DESSECANTES EM SEMENTES DE SOJA PARA AVALIAÇÃO DE VIGOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia;

Acessos neste artigo: 17


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Lara Fernanda Leite Resende , Juliana De Fátima Sales , Osvaldo Resende , Dieimisson Paulo Almeida , Anderson Dias Vaz De Souza

ABSTRACT
Com a retirada do paraquat no mercado brasileiro tem-se uma demanda por pesquisas que propicie possíveis substitutos do herbicida, que tenham baixa toxidade, alta eficiência e de baixo custo para a produção de soja. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do uso de dessecantes no vigor de sementes de soja. O ensaio foi conduzido no Laboratório de Sementes, utilizando sementes de soja, cultivar MONSOY7739. A aplicação da dessecação foi realizada no estágio R7+5, compostos por quatro produtos dessecantes: Atrazine, Diquat, Paraquat, Flumioxazin, mais a testemunha. A qualidade das sementes foi avaliada por meio dos testes de envelhecimento acelerado, condutividade elétrica e massa seca de plântulas. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado e os dados foram submetidos a análise de variância (p < 0,05), sendo as médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de significância. Pelos resultados obtidos a dessecação da soja no estágio R7+5 não alterou o vigor das sementes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Larissa De Souza Gois 09-04-2021 13:47:44

Um ótimo trabalho tema atual, tendo em vista da importância da cultura da soja no país.

Foto do Usuário Jefferson Eduardo Dall Alba 15-04-2021 13:51:15

Parabenizo pelo trabalho, ótimo tema. Quais as doses dos produtos utilizados?

Foto do Usuário Geraldo Acácio Mabasso 15-04-2021 19:39:45

O trabalho debruça sobre um assunto relevante e actual, permite uma leitura fluida, porém, sugiro que o termo testemunha seja substituido por controle, neste caso, pela natureza da avaliação, ao invés do teste de Tukey, não obstante sua robustez, recomendaria o de Dunnet, é mais indicado. Na parte final da discussão refe que a germinação do tratamento controle foi inferior, mas, considerando a análise estatística, tal afirmação não me parece correta, ademais, o teste de germinação não foi incluido no trabalho. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Mayara Rodrigues Uchôa 20-04-2021 22:43:18

Parabéns pelo trabalho, escrita clara e objetiva. Gostei da forma como você explicou detalhadamente os métodos utilizados pra cada teste. Gostaria de saber a que se deu a escolha de avaliar a aplicação dos dessecantes no estágio R7+5? Você acredita que haveria redução na qualidade fisiológica das sementes caso fossem avaliadas em outro estágio?

Foto do Usuário Isaac Lima Simões De Vasconcelos 29-04-2021 17:25:04

Parabéns pelo trabalho, muito bem desenvolvido além de tratar de um tema de muita importância, pergunto a vocês qual a contribuição do trabalho ?

Foto do Usuário Bruno Sousa Figueiredo Da Fonseca 11-05-2021 13:01:50

Parabéns pelo trabalho, abordou sobre um tema muito importante para economia do nosso país. A pergunta é, que tipo de atribuição você vê sobre a cultura da soja?