QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA DESSECADAS COM DIFERENTES HERBICIDAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia;

Acessos neste artigo: 18


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Lara Fernanda Leite Resende , Osvaldo Resende , Juliana De Fátima Sales , Dieimisson Paulo Almeida

ABSTRACT
O uso de dessecantes na pré-colheita possibilita a antecipação da colheita, deixando a cultura menos expostas as variações climáticas, diminuindo os riscos no campo, mas também pode interferir na qualidade das sementes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a influência de dessecantes na qualidade fisiológica de sementes de soja. O ensaio foi conduzido no Laboratório de Sementes, utilizando sementes de soja, cultivar MONSOY7739. A aplicação da dessecação foi realizada no estágio R7+5, compostos por quatro produtos dessecantes: Atrazine, Diquat, Paraquat, Flumioxazin, mais a testemunha. A qualidade das sementes foi avaliada por meio dos testes de teor de água, primeira contagem e germinação. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado e os dados foram submetidos a análise de variância (p < 0,05), sendo as médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de significância. Pelos resultados obtidos os dessecantes Atrazina, Diquat, Paraquat e Flumioxazin não apresentaram efeito sob a qualidade fisiológica das sementes de soja.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Josiane Rodrigues 06-04-2021 18:28:58

Gostaria de parabenizar os autores pelo tema do trabalho, que estudou a influência de dessecantes na qualidade fisiológica de sementes da soja, a qual no Brasil ocupa a maior parte das valouras destinadas à agricultura. Como uma pergunta aos autores, gostaria de saber quais seriam os possíveis motivos que levaram os tratamentos a não serem considerados estatisticamente diferentes entre si, com relação às variáveis analisadas.

Foto do Usuário Jefferson Eduardo Dall Alba 13-04-2021 13:32:38

Inicialmente deixo meus parabéns aos autores pela pesquisa, muitas vezes deixado de lado a dessecação é muito importante para a qualidade de sementes. Deixo meu parecer de que poderiam ter escrito mais sobre os fatores relevantes para a dessecação. Gostaria de saber quais as doses utilizaram para a aplicação dos dessecantes.

Foto do Usuário Daiane Bernardi 14-04-2021 19:21:37

Parabéns autores! As doses utilizadas foram as minimas sugeridas pelo fabricante?

Foto do Usuário Carlos Luiz Vieira 15-04-2021 13:05:13

Gostaria de parabenizar os autores pelo tema do trabalho, muito relevante para área de agronomia.

Foto do Usuário Geraldo Acácio Mabasso 15-04-2021 20:11:12

Parabenizar os autores por trazerem um tema atual e relevante. No material e métodos referem sobre teste de envelhecimento acelerado, porém, não consta nos resultados e discussão, recomendo inclusão. O teste de Dunnet é mais indicado quando se tem controle, o interesse é comparar os herbicidas com o controle, pelo menos é o que me pareceu. No último parágrafo referem que a germinação foi inferior ao padrão comercial, porém, o padrão referido é 80% e a germinação do controle foi 90%, não confere, rever o texto ou os valores.

Foto do Usuário Andrey Luis Bruyns De Sousa 16-04-2021 16:28:31

Parabéns aos autores do trabalho, muito interessante e importante na área de estudo.

Foto do Usuário Emanuel Weiss Pires 03-05-2021 15:45:47

Parabéns aos autores pelo trabalho, tema muito importante. É um trabalho que é possível repetir com superdosagem de produtos. A dose utilizada é a mesma recomendada pelo fabricante?