AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE ALFACE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Acessos neste artigo: 431


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sabrina Pariz

ABSTRACT
A produção de mudas e de plântulas sadias de hortaliças como Alface (Lactuca sativa L), depende em grande parte da utilização de sementes de boa qualidade, as quais podem ser expressas pela interação de quatro componentes: genético, físico, sanitário e fisiológico. A ocorrência de doenças, associadas às sementes, é um dos fatores que mais causam danos aos cultivos agrícolas, sendo um problema de importância crescente no mundo. O inóculo inicial de uma epidemia pode chegar a cultura por meio da transmissão do patógeno pela semente, e a presença de patógenos pode também reduzir a qualidade fisiológica das mesmas. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica e sanitária de lotes de sementes de alface. A qualidade foi determinada por meio de teste de germinação, primeira contagem, índice de velocidade de emergência e sanidade por meio do blotter test com congelamento. Para os testes de germinação e sanidade utilizou-se 4 repetições de 50 sementes para cada cultivar em cada teste. Verificou-se que na cultura da Alface, a cultivar Crespa apresentou qualidade fisiológica e sanitária superior, já que a cultivar americana apresentou um maior número de plântulas anormais possivelmente devido alta porcentagem de patógenos nas sementes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Vitor Barbosa De Oliveira 09-04-2021 20:03:14

Excelente trabalho. Qual seria uma solução para a anormalidade da cultivar Americana?

Foto do Usuário Daiane Bernardi 14-04-2021 16:17:49

A peletização de sementes pode influenciar na qualidade sanitária destas?

Foto do Usuário Luis Eduardo Bocalete 15-04-2021 20:06:53

A abordagem do trabalho foi feita de maneira muito coerente. Ao seu ver a utilização de microrganismos com capacidade antagonista frente a esses patógenos poderia ser uma alternativa para erradicar esse problema de tamanho importância. Obrigado

Foto do Usuário Tais Ferreira De Almeida 16-04-2021 13:35:52

O trabalho é interessante, porém os autores não informam a origem da semente. e se já haviam passado por algum tratamento. Essa informação é relevante para avaliação do trabalho e seus resultados.

Foto do Usuário Lara Fernanda Leite Resende 16-04-2021 15:19:55

Parabéns ao autores pela execução do trabalho. Nesse caso, qual seria a solução para o controle da qualidade da cultivar Americana?

Foto do Usuário Daniel Henrique Leite 14-05-2021 08:30:26

Gostaria de saber uma solução ou uma alternativa para o controle da qualidade na cultivar americana? Sugiro que fale um pouco sobre, se existir algum método.

Foto do Usuário Juliana Aparecida Souza 09-06-2021 21:40:31

Parabéns, excelente trabalho. Tenho somente uma dúvida, no caso da qualidade fisiológica da cultivar americana qual seria a solução para tais anormalidades?

Foto do Usuário Raniel Costa Da Silva 18-06-2021 00:11:34

O trabalho está excelente, mas sentir falta de uma informação que pode ser considerado importante para o trabalho, se a semente utilizada, já haviam passado, ou passou por algum tratamento. Qual foi a solução controle utilizada para o controle sanitário? O porque da escolha do inicio das avaliações em 4 e 7 dias? E se o método adotado, pode ser uma alternativa para o produtor utilizar?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.