ANÁLISE DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MATA DA PIMENTEIRA NO PERÍODO SECO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Geotecnologia

Acessos neste artigo: 490


Certificado de publicação:
Certificado de Alessandro Higor Gomes Da Rocha

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alessandro Higor Gomes Da Rocha , Júlio Cesar Gomes Da Cruz , Alan Cezar Bezerra , Jhon Lennon Bezerra Da Silva , Anderson Santos Da Silva , Antonio Henrique Cardoso Do Nascimento

ABSTRACT
Esse trabalho buscou avaliar as condições da vegetação do Parque Estadual Mata da  Pimenteira no período seco, a partir de imagens do satélite Sentinel-2. As imagens foram processadas  com a versão do Qgis 3.4 e índices de vegetação (NDVI e VCI). Com os índices de vegetação foi possível obter as estatísticas descritivas e contagem das classes de vegetação, classificadas a partir da ferramenta r.recode, em que pode ser feito o mapa para as análises e diagnóstico do local estudado. Por fim, percebeu-se a situação crítica que a região da unidade de conservação apresenta no período seco, com suscetibilidade a eventos de incêndios, em especial na região sudeste do Parque.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rafael Aldighieri Moraes 23-04-2021 17:35:46

Considerando que o bioma é a caatinga, talvez o trabalho poderia ter sido feito no período úmido pois o NDVI responde bem quando há vegetação e nesse caso, no período seco, e nesse bioma, a vegetação está praticamente sem folhas verdes.

Foto do Usuário Antonio Lino 26-04-2021 16:15:08

Bom trabalho. Talvez fosse interessante estudar também as mudanças na cobertura vegetal do solo nos meses de chuva.

Foto do Usuário Kleber 07-06-2021 09:31:57

Parabéns pelo trabalho. Poderia pensar num monitoramento nas fases mais críticas, já que se tem imagens a cada 5 dias do Sentinel-2.

Foto do Usuário Cristina Pandolfo 11-06-2021 15:31:28

Parabéns pelo trabalho. Como sugestão de pergunta e argumentação adicional ao trabalho: Qual o impacto quantitativo em termos de radiação solar (% ou absoluto) quanto à variação das exposições de terreno? Teoria ou prática.

Foto do Usuário Lucas Fernando Araujo Santos 16-06-2021 14:55:05

Bom trabalho, parabéns aos autores. Senti falta de uma discussão maior sobre o índice VCI, seria interessante trazer no trabalho pois este é menos conhecido do que o NDVI. Seria possível a utilização de outros índices para o mesmo fim ? Se sim quais ?

Parabéns aos autores pela pesquisa! Trabalho com excelentes resultados. Se possível coloquem no mapa de localização as coordenadas geográfica. Talvez, o uso de índices que identifiquem a temperatura do solo poderia contribuir com os resultados, já que o mesmo identifica essas variações em áreas de solo exposto ou com vegetação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.