DESENVOLVER DIETA DE BAIXO CUSTO PARA A CRIAÇÃO MASSAL DE LARVAS DE TENEBRIO MOLITOR E OBTENÇÃO DE PROTEÍNA ANIMAL.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 8


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Sandra Ribeiro Da Silva

ABSTRACT
O Tenebrio molitor (Coleoptera: Tenebrionidae), é um inseto conhecido popularmente como larva da farinha, considerado uma fonte alternativa de proteína, possuindo em sua composição aminoácidos essenciais (TRÉVENOT et al., 2018). Este inseto possui o potencial de reciclar nutrientes perdidos incorporando aminoácidos e ácidos graxos em sua biomassa. Esta biomassa resultante é geralmente rica em proteínas e gorduras, o que a torna interessante para incorporação em rações para animais (MAKKAR et al., 2014; HENRY et al., 2015). 
Desta forma, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma dieta a base de cama de aviário para a criação massal de larvas de T. molitor que seja viável em termos de custo benefício e que posteriormente possa ser utilizada na alimentação animal.


Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Guilherme Garcia Vernier 09-04-2021 17:33:14

Parabéns aos envolvidos, um tema que se apresenta de importância tendo em vista aprimorar as técnicas de criação massal.

Os melhores resultados são os de MS e MM, mas o texto não informa o que significam essas variáveis. A cama de aviário, mesmo rica em minerais, precisou passar por uma esterilização, visto que por conta das excretas contém muitos microrganismos contaminantes e até vetores de doenças, como a Brucelose. Acho interessante a ideia, principalmente pelo aproveitamento do resíduo, pela incorporação de minerais à dieta de forma barata e eficaz, e para isso, esse processo da esterilização é extremamente importante.

Foto do Usuário Rodrigo Macagnan 16-04-2021 23:44:18

Parabéns aos envolvidos! trabalho muito relevante para o futuro na busca de proteína animal.

Foto do Usuário Roberta Thiago 24-04-2021 21:47:43

Muito interessante o tema do trabalho, parabéns. Ao meu ver seria oportuno ter aprofundado mais a introdução apresentado características do Tenebrio molitor, como por exemplo em quais criações de animais o inseto é comumente utilizado na ração, a importância da proteína nas rações destinadas aos animais e o panorama de uso deste inseto no Brasil. Já existe algum tipo de dieta economicamente viável para criação deste coleóptero fora a estudada no trabalho em questão?