Efeito De Doses Crescentes De Homeopatia Em Mudas De Guavira (campomanesia Spp.)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Bioecologia;

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Laís Rezende Maia , Denilson De Oliveira Guilherme , Monica Filomena De Assis Da Silva , Larissa Gonçalves

ABSTRACT
A Campomanesia spp., conhecida como guavira, é fruta nativa da região do cerrado brasileiro. A homeopatia é uma técnica descrita desde 1796 por Samuel Hahnemann, onde utiliza-se de altas diluições para tratamento. Este trabalho buscou analisar efeitos de aplicações crescentes de doses de homeopatia em mudas de guavira. O Índice de Qualidade de Dickson (IQD) utiliza dados do peso matéria seca da parte aérea e raiz, número de folhas, diâmetro do caule e altura, para análise de qualidade das mudas. Foram realizados 9 tratamentos com 3 repetições cada. Observou-se que tanto as mudas que receberam apenas 1 dose e as que receberam 8 doses obtiveram melhor resposta.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Paulo Antonio De Souza Gonçalves 23-04-2021 17:21:12

Seria interessante explicar o porque da escolha da diluição decimal no dia da apresentação. Os preparados homeopáticos são de uma empresa? Na futura publicação discutir apenas baseado nas diferenças significativas estatísticas e não por valor absoluto das variáveis. A causa dos tratamentos extremos apresentarem dados similares deveria ser explicado no dia da apresentação.

Foto do Usuário Rafael Aldighieri Moraes 23-04-2021 19:20:47

Na conclusão poderia ter afirmado que houve uma melhora com o uso da homeopatia, ou doses mínimas das substâncias. Além disso, apesar da análise focar em doses mínimas, poderia ter um tratamento com doses altas ou maiores. Além da análise prévia do solo.

O tema foi abordado de maneira bem objetiva, estudos como estes são necessários para entender melhor o comportamento das plantas. Parabéns pelo trabalho!