Efeito de Doses Crescentes de Preparados Homeopáticos em Mudas de Guavira (Campomanesia Spp.)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 510


Certificado de publicação:
Certificado de Laís Rezende Maia

Certificado de participação:
Certificado de Laís Rezende Maia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laís Rezende Maia , Larissa Gonçalves , Ana Cristina Araújo Ajalla , Monica Filomena De Assis Da Silva , Denilson De Oliveira Guilherme

ABSTRACT
 A Campomanesia spp., conhecida como guavira, é fruta nativa da região do cerrado brasileiro. A homeopatia é uma técnica onde utiliza-se preparados com altas diluições. Este trabalho buscou analisar efeitos de aplicações crescentes de doses de preparados homeopáticos em mudas de guavira (Campomanesia adamantium (Cambess) O. Berg). O experimento foi conduzido no Instituto São Vicente, Fazenda Escola da UCD. As mudas foram feitas através de sementes, colocadas em substratos, em saquinhos para mudas. As doses de preparados homeopáticos foram crescentes, em nove tratamentos, divididos em T1; T2; T3; T4; T5; T6; T7; T8 e T9, cada tratamento teve três repetições, recebendo 0; 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8 doses, respectivamente. As mudas foram avaliadas através das médias de peso matéria seca da parte aérea e raiz, número de folhas, diâmetro do caule e altura, para análise de qualidade das mudas com a utilização do Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Após a análise de variância das médias obtidas e pelo IQD, observou-se que tanto as mudas que receberam apenas 1 dose e as que receberam 8 doses apresentaram maiores índices, demonstrando um melhor desenvolvimento. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paulo Antonio De Souza Gonçalves 23-04-2021 14:21:12

Seria interessante explicar o porque da escolha da diluição decimal no dia da apresentação. Os preparados homeopáticos são de uma empresa? Na futura publicação discutir apenas baseado nas diferenças significativas estatísticas e não por valor absoluto das variáveis. A causa dos tratamentos extremos apresentarem dados similares deveria ser explicado no dia da apresentação.

Foto do Usuário Rafael Aldighieri Moraes 23-04-2021 16:20:47

Na conclusão poderia ter afirmado que houve uma melhora com o uso da homeopatia, ou doses mínimas das substâncias. Além disso, apesar da análise focar em doses mínimas, poderia ter um tratamento com doses altas ou maiores. Além da análise prévia do solo.

O tema foi abordado de maneira bem objetiva, estudos como estes são necessários para entender melhor o comportamento das plantas. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Cristiane Ramos Vieira 05-06-2021 14:48:30

O trabalho aborda um tema interessante, ainda não muito comentado na área de produção de mudas, mas que deve ser estudado. Os autores realizaram várias aplicações que, a depender do resultado, poderia inviabilizar a utilização da técnica. Porém, T2 e T8 estão sendo recomendados porque, a partir deles, se obteve mudas de qualidade. Porém, considerando questões econômicas e logísticas de aplicação, qual seria o tratamento recomendado?

Foto do Usuário Guilherme Debiazi Beloni 05-06-2021 19:55:48

Muito interessante o estudo com espécies nativas do cerrado, de modo a aprimorar a produção. Ainda, mudas nativas de plantas rústicas tendem a ter um crescimento mais lento, sendo o emprego de técnicas para acelerar o desenvolvimento desejável.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.