Zonas Homogêneas De Precipitação No Estado De Pernambuco

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Geotecnologia

Acessos neste artigo: 9


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Edimir Xavier Leal Ferraz , Alan Cezar Bezerra , Sidney Anderson Teixeira Da Costa , Isaac Lima Simões De Vasconcelos , Geber Barbosa De Albuquerque Moura , Carolyne Wanessa Lins De Andrade Farias , Elisiane Alba

ABSTRACT
Esse estudo buscou identificar as zonas homogêneas de precipitação anual, e seus regimes hídricos no estado de Pernambuco. Além disso, analisou-se a influência de fatores climáticos na precipitação anual. Para tanto, foram coletados dados de precipitação mensal de 45 postos pluviométricos distribuídos no Estado de Pernambuco, durante 1987 a 2019. As falhas de dados foram preenchidas com a técnica de vetor regional. Os dados mensais foram acumulados ao ano e obteve-se a medida de dissimilaridade da precipitação anual com a distância euclidiana, sendo agrupados com base no critério de Ward. Com as zonas formadas, obteve-se o valor médio da zona durante esse período e feito uma análise da estatística descritiva. Os resultados demonstraram a formação de 3 zonas: 1 (semiárido), 2 (transição) e 3 (litoral), com valores médios de precipitação anual de 562 mm.ano-1, 1032 mm.ano-1 e 1812 mm.ano-1, respectivamente. 

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Carlos André De Souza Sá 05-05-2021 14:17:02

Estudo relevante, texto alinhado e resultados satisfatórios, tem muito a contribuir para o zoneamento agrícola e outras áreas. Sugestão: Explanar um pouco mais sobre a influência das variáveis citadas/utilizadas permitirá aos leitores entender melhor os resultados obtidos (ex.: 'tendência positiva/negativa estatisticamente significativa'; 'coeficiente de variação das zonas'). Pergunta para reflexão: É possível a continuação do estudo identificando subáreas dessas três regiões? Podendo contribuir muito mais. Parabéns aos autores!