Conservação de pêssego Plunus persica (cv. Chimarrita) minimamente processado através da radiação gama

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Tecnologia de Alimentos;

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Marcia Nalesso Costa Harder , Larissa Nalesso Costa Harder , Valter Arthur , Paula Bergamin Arthur , Rodrigo S. R. Leandro , André Ricardo Machi

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de radiação gama sobre pêssego (Plunus persica cv. Chimarrita) minimamente processado, visando o aumento de vida útil do fruto. Os pêssegos foram adquiridos no Ceasa de Campinas/SP e levados para o laboratório de Irradiação de Alimentos do CENA/USP, onde foram lavados em água corrente, descascados e cortados em quatro pedaços. Os pedaços de pêssego foram mergulhados em solução de hipoclorito de sódio 15 mL/L por 4 minutos e secos em um escorredor plástico. Em seguida foram acondicionadas em recipientes plásticos (polipropileno). Posteriormente, foram irradiados em uma fonte de Cobalto-60, tipo Gammacell – 220 (taxa de dose 0,566 kGy/hora) com as doses de: 0 (controle), 1,0 e 2,0 kGy e armazenados em temperatura de 8ºC. Foram realizadas as análises de: cor (fatores L, a e b) e físico químico. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso com 3 repetições para cada tratamento. Pelos resultados obtidos concluiu-se que a dose de 1,0 kGy pode ser indicada para a conservação de pêssego minimamente processado.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Augusto Cesar Fonseca Sobreira 09-04-2021 17:42:02

Aos autores, parabéns pelo trabalho, tema bastante pertinente! Sugestão: no geral, o estádio de maturação no momento da colheita da fruta é um dos fatores que influencia no tempo de vida útil do alimento, sugiro deixar explicito qual foi este estádio na metodologia. Pergunta: em quais condições os pêssegos foram transportados do CEASA-Campinas até o CENA-USP? Obrigado pela atenção.

Foto do Usuário Iago De Oliveira Moura 15-04-2021 20:28:13

Parabéns pelo trabalho, tema bastante importante e com grande contribuição, o trabalho apresentado é de fácil entendimento. Parabéns a equipe.

Foto do Usuário Maria Amalia Brunini 19-04-2021 18:06:34

Primeiramente queremos parabenizar os autores pelo trabalho, pois apresnta um tema bastante importante e com grande contribuição.