O PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO NA PISCICULTURA: UM ENFOQUE NO MANEJO SANITÁRIO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Medicina Veterinária

Acessos neste artigo: 5


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Marcelo Souza Silva Filho

ABSTRACT
As condições naturais do Brasil favorecem o potencial desenvolvimento do setor da piscicultura devido, principalmente, a quantidade de água doce (13,7% do planeta) e disponibilidade de espécies de peixes disponíveis no país. O Brasil corresponde ao quarto maior produtor de tilápias do mundo, chegando a uma receita de sete bilhões de reais em 2019. No entanto, para que a piscicultura possa se desenvolver cada vez mais, é necessário o conhecimento da fisiologia e necessidade de cada espécie e do tipo de criação, assim como o piscicultor deve ficar atento quanto ao manejo e possíveis problemas sanitários que possam surgir durante as fases de criação. Tanto problemas ambientais, quanto o manejo inadequado podem acarretar em infecções por patógenos, que caso não sejam diagnosticados e tratados precocemente podem gerar grandes perdas econômicas e danos à saúde pública. Avaliar cada sinal clínico que os animais apresentam, realizar exames de coleta para análises em laboratórios, auxiliar no manejo correto cabe ao profissional especializado, como o médico veterinário. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a partir da Resolução nº 1165, de 11 de agosto de 2017, regulamenta a atuação do Médico Veterinário na atividade. Assim, quanto à atuação do médico veterinário, os estabelecimentos de aquicultura, devem ser orientados quanto às boas práticas de manejo, diagnóstico, terapêutica e sanidade de peixes, com consequências positivas para toda a cadeia produtiva e para a saúde pública. Dessa forma, esta monografia tem o objetivo de mostrar o imprescindível papel do médico veterinário na adoção de medidas para evitar a infecção por microrganismos em peixes criados em cativeiro, com vistas ao manejo sanitário e a saúde pública.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Amanda Corvino Valim 20-04-2021 14:36:42

Achei o tema muito interessante, entretanto tenho algumas considerações. O resumo não apresenta conclusão e, da maneira como foi escrito me pareceu mais uma introdução do que um resumo propriamente dito. No objetivo cita-se monografia, mas o presente documento não se trata de uma monografia. Achei também que algumas partes do texto não seguiam uma sequência lógica. O texto apresenta erros de formatação. Nomes científicos não estão em itálico.

Foto do Usuário Tchimanda Simeão Imbo Ndjamba 21-04-2021 15:16:41

Achei o tema interessante, e por isso insto aos autores a prosseguirem com a mesma investigação de modo a chegar a conclusões mais consistentes a respeito do tema. Apresenta uma bibliografia recente, o que permitiria com mais tempo de dedicação melhor argumentação científica. Minha pergunta: quão difícil foi a elaboração de vosso trabalho?