Análise Espacial De Zonas Agrícolas Em Cinco Fazendas Do Município Da Cela, Cuanza Sul Angola

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Geotecnologia;

Acessos neste artigo: 1835


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Félix Capoco Bernardo , Isaú Alfredo Bernardo Quissindo

ABSTRACT
RESUMO: Angola conta actualmente com uma agricultura muito aquém das suas potencialidades, o que aliado ao mau estado das vias de acesso, está na base de grandes problemas sociais. Com vista a contribuir com informações para a melhor gestão de espaços agrícolas, foi analisado, de um ponto de vista espacial, zonas agrícolas e suas vias de acesso em cinco fazendas do Município da Cela, Cuanza Sul, Angola. O estudo realizado entre Julho de 2017 e Outubro de 2018 mostrou que tanto a Cela como as fazendas situam-se na zonagem agrícola de Transição Centro-Nordeste, uma zona de aptidão agrícola. Os solos da zona são maioritariamente ferralíticos acrílicos, carecendo, normalmente, de calagem. A fenologia das culturas observado com o NDVI nas duas últimas estações do ano (chuvosa e seca) mostrou haver vegetação durante todo ano, o que está associado a prática agrícola com sistemas de regadio e de sequeiro. Os produtores percorrem grandes distâncias para escoarem seus produtos aos maiores compradores localizados em Luanda, comparado aos menores compradores (Huambo e Sumbe). Contudo, excepto os compradores do Huambo, os demais localizam-se em zonas que, do ponto de vista do relevo, são de difícil trânsito, tendo ainda relação com o mau estado das estradas.
PALAVRAS-CHAVE: Zonas de cultivo; Fazenda; Dado geoespacial; Vias de acesso.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rafaele Almeida Munis 14-04-2021 10:45:15

Excelente trabalho! Contudo, como o estudo busca inferir sobre uma melhor gestão de espaços agrícolas, não seria interessante o aprimoramento dos métodos com uma abordagem de estimativa geoestatística e, assim, acrescentar conclusões sobre correlação espacial? Talvez uma possível abordagem para futuro aprimoramento, seria a inclusão, por exemplo, do método de krigagem ordinária. Abraços,

Bom trabalho! A geoespacialização é muito fantástica para uma melhor virtualização dos dados. Recomendo melhorar um pouco a qualidade do primeiro mapa.

Foto do Usuário Kleber 07-06-2021 09:38:39

Acredito que Angola deva ter um potencial muito grande para a agricultura. As ferramentas GEO neste momento poderiam ser utilizadas principalmente para planejar esta agricultura e evitar conflitos ambientais no futuro. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário João Guilherme Leal Diniz 16-06-2021 12:46:27

Parabéns pelo trabalho. Como sugestão os autores podem melhorar os mapas utilizando de imagens de satélites como menor resolução espacial (i.e. melhor resolução global) como LANDSAT. Existe em Angola algum sistema nacional de dados georreferenciados ?

Parabéns aos autores pela pesquisa! Trabalho muito bem escrito e com excelentes resultados. Se possível coloquem nos mapas as coordenadas geográfica. E como forma de acrescentar em futuros trabalhos poderiam avaliar zoneamentos e correlacionar com as zonas agrícolas encontras neste estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.