RENDIMENTO DO COENTRO (Coriandrum Sativum L.) ADUBADO COM DIFERENTES DOSES DE ESTERCO CAPRINO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 493


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bruno Gabriel Amorim Barros

ABSTRACT
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência de diferentes doses de matéria orgânica sob a forma de esterco caprino no rendimento da cultura do coentro. Para tanto, foram conduzidos 5 tratamentos e 6 repetições montados em casa de vegetação localizado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – DTCS na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. O experimento foi instalado para avaliar o rendimento do coentro (Coriandrium sativum L.), cujos os tratamentos consistiram em 5 doses de esterco caprino (0L/m²; 0,5L/m²; 1,0L/m²; 1,5L/m²; 2,0L/m²) em delineamento inteiramente casualizado. O rendimento do coentro ao final do experimento pode-se concluir que a partir do comprimento o tratamento 3 apresentou maior rendimento em razão dos demais e em função da massa seca e fresca o melhor tratamento foi o 4 que apresenta dosagem de 1,5L. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Xaena Silva Santos 16-04-2021 13:22:48

O artigo abrange analises de dosagens de esterco caprino nos micronutrientes para avaliar o rendimento do coentro adubado por meio da pesquisa laboratorial. É muito relevante a importância do experimento ,pois ele aperfeiçoa rápido resultados .

Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 21-04-2021 17:04:46

Ótimo trabalho, observei que nos gráficos vocês optaram por função quadrática, que também é válida, vejam a opção de regressão segmentada com duas linhas (do software R), seria apenas uma dica para deixar o trabalho ainda melhor. Nessa opção será dada uma função até a dose máxima e depois outra função que mostra a queda após a dose máxima. Inclusive aponta no gráfico qual é o valor exato da dose máxima, é bem legal.

Foto do Usuário Joelma Mendes De Carvalho 06-05-2021 23:07:12

parabéns pelo trabalho. muito interessante pois trabalhos com hortícolas acabam sendo um pouco escassos e o aprofundamento de como produzir bem e aumentar a produtividade agregam para o produtor. Exelente !

Foto do Usuário Jaislânia De Jesus Nunes 11-06-2021 21:42:19

É possível observar as melhores doses de esterco caprino no favorecimento do crescimento do coentro. Um trabalho muito relevante, visto que, a partir de informações como essas, pequenos produtores, principalmente do nordeste, podem utilizar melhor dos recursos já existentes em sua propriedade, como o esterco produzido pelo próprio rebanho.

Foto do Usuário Moisés Daniel De Oliveira 11-06-2021 21:53:58

Parabéns pelo trabalho! É de fundamental importância se realizar trabalhos com hortaliças, pois apresenta uma carência deste tipo de material, e muitas das vezes aqueles encontrados não apresentam dados atualizados. O trabalho em questão, apresenta uma metodologia e disposição dos resultados de maneira clara e de fácil entendimento!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.