Emprego de Solventes Biocompatíveis na Extração de Carotenoides da Biomassa de Rhodotorula Glutinis Cct-2186

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Biotecnologia e bioecologia

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 425


Certificado de participação:
Certificado de Lara Vicente Ferreira Rocha

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lara Vicente Ferreira Rocha

ABSTRACT
Neste trabalho estudou-se técnicas de extração de carotenoides da biomassa de Rodothorula glutinis usando biosolventes. Inicialmente foi realizado o cultivo da levedura R. glutinis em biorreator para obtenção da biomassa. Posteriormente, foi realizada uma triagem da extração dos carotenoides presentes na biomassa com solventes orgânicos comuns, biosolventes e líquidos iônicos à base de colina. Os solventes com características moderadamente hidrofóbicas, nomeadamente, o hexanoato de colina e o isopropanol, apresentaram as maiores capacidades de extração, quando comparado ao solvente orgânico controle dimetilsulfóxido (DMSO). Além disso, os parâmetros da extração razão sólido-líquido (RSL) e temperatura foram avaliados, obtendo-se os melhores resultados para uma RSL de 0,2g/mL e temperatura de 65°C. Desta maneira, é possível extrair carotenoides da biomassa de R. glutinis empregando solventes biocompatíveis e mais sustentáveis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Ferreira 19-04-2021 14:34:59

O tema é muito relevante, porém é um projeto que não apresenta análises, nem dados estatísticos e ainda é inconclusivo.

Foto do Usuário Ricardo Guilherme Kuentzer 26-04-2021 11:58:59

Parabéns pelo trabalho e aos autores envolvidos na pesquisa. Como sugestão, na metodologia, descrever ou representar os passos para obtenção dos carotenoides intracelulares da biomassa de R. glutinis. Isso, talvez, facilitaria o entendimento do leitor. A Pergunta: Sabemos que solventes orgânicos são altamente inflamáveis, voláteis, tóxicos e com baixa degradação no ambiente. Como a pesquisa pretende usar os carotenoides da biomassa na indústria? Quais as intenções do projeto?

Foto do Usuário Lorena Passos Rodrigues 12-05-2021 14:06:18

Um trabalho muito interessante. Gostaria de perguntar se é possível e como seria feita a purificação desses carotenoides para destiná-los à utilização em indústria?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.