A mediação preventiva de conflitos empresariais: o papel do mediador na formulação do acordo de sócios.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empresarial

Acessos neste artigo: 257


Certificado de participação:
Certificado de Victoria Presoti Paixão

Certificado de publicação:
Certificado de Victoria Presoti Paixão

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Victoria Presoti Paixão , Ariane Meirelles De Azevedo

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma nova perspectiva para enfrentamento de questões relacionadas a conflitos empresariais, mais especificamente, a adoção de formas preventivas de soluções para se evitar que eventuais conflitos ocorram e trazer maior previsibilidade à relação dos sócios.
Na prática percebe-se que conflitos empresariais poderiam ser solucionados antes de atingirem grandes proporções se as partes, em conjunto, trabalharem antecipadamente em formas de acordos e soluções para questões que possam surgir.  Tal medida não pode ser vista como algo negativo, como forma de precipitar conflitos, mas sim como prevenção, como medida que demonstra que os interesses de todos os envolvidos estão alinhados e de acordo com os fins propostos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David Nogueira Silva Marzzoni 09-02-2021 09:50:35

A pesquisa tem potencial, o texto possui uma boa fundamentação teórica e segue uma metodologia razoável.

Foto do Usuário Severino Ramos Da Silva Júnior 09-02-2021 09:50:35

Deveria ter um cuidado maior com a metodologia. Texto interessante e de grande contribuição para a sociedade.

Foto do Usuário Andrea Décourt Savelli 09-02-2021 09:50:35

Sem dúvida a mediação é um ótimo instrumento para prevenir conflitos e bastante benéfica para os envolvidos na hora de pactuarem um contrato, inclusive o acordo de acionistas. Texto bem redigido, simples e objetivo, mas na bibliografia não encontrei a referência (NETO, 2011). Vale dar uma revisada, especialmente no segundo parágrafo da introdução (última linha).

É um ótimo tema, mas poderia ter sido mais trabalhado. No começo, ao falar dos conflitos, os autores trazem a ideia da Pandemia e as relações que ela afetou. Foi um ótimo desafio trabalhar esse tema. Afinal, conflitos no meio empresarial não faltam, mas diante desta situação que estamos vivenciando certamente aumentou. O papel do mediador de forma preventiva, deve sempre ser pensada. Afinal, pode evitar que empresas fechem, e ao mesmo tempo, pode facilitar a abertura de novos empreendimentos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.