ÁCIDO FÓLICO EM ALIMENTOS: BREVE VISÃO E REVISÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 304


Certificado de participação:
Certificado de Lucile Tiemi Abe-Matsumoto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucile Tiemi Abe-Matsumoto , Carine De Andrade Duarte Rosa

ABSTRACT
Folato é o termo genérico que caracteriza compostos semelhantes ao ácido fólico, quanto a sua estrutura e atividade vitamínica. Os folatos estão naturalmente presentes em alguns alimentos, principalmente em vegetais folhosos. Desde o início do século XX, estudos vêm comprovando sua relevância em diversos processos metabólicos e sua carência está intimamente relacionada a várias doenças como anemia megaloblástica, câncer e malformações congênitas. Diversos países têm adotado programas mandatórios de fortificação. No Brasil, a partir de dezembro de 2002, dada a publicação da Resolução RDC n° 344/2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a fortificação em farinhas tornou-se obrigatória. Com as evidências de que estas medidas têm diminuído a prevalência da deficiência do tubo neural em recém-nascidos, o programa de fortificação continua até os dias atuais com a atualização desta legislação em 2017. Entendendo a importância dos folatos na manutenção da saúde e do monitoramento dos alimentos fortificados, é indispensável o estabelecimento de métodos analíticos confiáveis. A multiplicidade de formas de folatos, a diversidade de matrizes alimentícias e as baixas concentrações do composto presentes em alimentos tornam a análise quantitativa uma tarefa difícil. Este trabalho descreve uma abordagem geral sobre o ácido fólico, sua importância na nutrição e apresenta diferentes métodos analíticos para a sua quantificação em alimentos, os quais são essenciais para a fiscalização dos alimentos enriquecidos e para o monitoramento das políticas públicas de fortificação de alimentos, tendo em vista a promoção da saúde da população.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nadine Victor Batista 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante que aborda de maneira coerente e clara o objetivo proposto.

Foto do Usuário Débora Santa Mônica Santos 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo as autoras pela escolha da temática. Considero relevante essa discussão acerca da suplementação / fortificação das farinhas com ácido fólico, sobretudo pelos os efeitos preventivos para saúde humana desde a sua concepção. Embora nas embalagens/rótulos constem apenas a informação de que o produto é fortificado, nunca sabemos o teor exato do que está adicionado. Recentemente, adquiri um determinado produto a base de milho, fortificado com ácido fólico, que tinha sabor e cheiro alterado. Isso demonstra que mais estudos precisam ser realizados e a rotulagem adequada.

Foto do Usuário Sussan Daniela Salazar Segales 09-02-2021 09:50:35

Parabéns ao equipe, o artigo é muito esclarecedor, mostra claramente a importancia de serem realizados estudos sobre as metodologias analíticas para a quantificação deste micronutriente nos alimentos.

Foto do Usuário Fernanda Aldrigues Crispim Silva 09-02-2021 09:50:35

Super atual mostrando com clareza os beneficios do acido folico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.