EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) E MÉTODO TRADICIONAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 5


Certificado de publicação:
Certificado de angela valéria de amorim

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Angela Valéria De Amorim , Patricia Carly De Farias Campos

ABSTRACT
A investigação teve por objetivo comparar a construção do aprendizado regida por princípios ideológicos coercitivos, observáveis no método pedagógico tradicional no Brasil, com a do método de aprendizagem baseado em problemas, bem como a influência da construção atual sobre os alunos, numa visão holística. Adotaram-se como referenciais teóricos analíticos a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, a teoria da mediação de Vygotsky, a teoria de aprendizagem significante de Rogers, a pedagogia do oprimido e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire e o referencial da fenomenologia de Merlau-Ponty, admitindo como fenômeno o processo ensino-aprendizagem, Procedeu-se a estudo do tipo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, interpretativista, tomando como ponto de partida o entrecruzamento entre os dados coletados e os pressupostos teóricos apresentados. O estudo realizou-se com alunos de graduação de enfermagem do método tradicional pedagógico (Faculdade A) e alunos de faculdade que adota o método de aprendizagem baseada em problemas (Faculdade B). O estudo permitiu identificar diferenças entre os alunos do método tradicional e do método de aprendizagem baseada em problemas, relacionadas à identificação da estrutura curricular e do método pedagógico, bem como de segurança e adequabilidade na solução de problemas, com prejuízo para os alunos da Faculdade que empregava o método tradicional, corroborando a necessidade do rompimento dos paradigmas da prática educativa tradicional para formação de profissionais com autonomia de decisão. O objetivo foi comparar a construção do aprendizado pelo método pedagógico tradicional e o Método de aprendizagem Baseado por Problemas (ABP), pois o processo de do ensino em saúde é complexo. A justificativa é que a teoria e pratica devem ser desenvolvidas em um método pedagógicas que seja estruturado em sistemas práticos, com disciplinas multidisciplinares, avaliações que priorizam teórico/prático, determinando estudantes ativos e constante atualização. 
Palavras-chave: Aprendizagem, Pedagogia, Método Aprendizagem Baseada em Problemas, Método Tradicional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O referido trabalho tem em sua estrutura a relevância da pesquisa não só centrada no saber mais como um todo olhar o processo de ensino aprendizagem e seus respectivos processos.

Foto do Usuário Simone Stagini 09-02-2021 12:50:35

Trabalho bem realizado, com descrição de todos os procedimentos realizados e com embasamento teórico. Não tenho questionamentos.

Foto do Usuário Maria Isabel Ferreira Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Trabalho bem estruturado, com escrita clara e tema relevante. O trabalho apresenta uma contribuição para o tema, visto que, a educação vem passando por essa fase de transição dos métodos de ensino tradicionais para os métodos ativos. Dessa forma, é importante conhecer e compreender o alcance dos resultados da aprendizagem baseada nesses métodos de ensino.