O MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: a experiência no município de Caucaia-CE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Simara Moreira De Macedo , Vilalba Carlos Lima Martins Bezerra , Bruna Araújo Rocha Dourado , Luiz Da Silva Moura Júnior

ABSTRACT
Objetivo: O estudo tem como objetivo descrever a experiência na implantação do processo de Matriciamento em Saúde Mental (SM) com os profissionais que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Caucaia-CE, e sua relevância como estratégia para fortalecer a educação permanente em saúde. Método: O planejamento para implantação do Matriciamento em SM foi realizado através da articulação entre a Coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS) e a Coordenação de Saúde Mental do município de Caucaia-CE. Neste estudo foi apresentado as ações conduzidas no Distrito Sanitário de Saúde III do referido município, no período de janeiro de 2018 a abril de 2019, contemplando cinco Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de áreas rurais, e duas UAPS de áreas urbanas. Participaram da implantação deste processo de trabalho os profissionais que atuam nos serviços de SM (equipe de apoio matricial) e os profissionais que atuam nos serviços da APS. O público alvo abrangeu pacientes com transtorno mental leve ou moderado e, por conseguinte, sem perfil para ser encaminhado para acompanhamento no serviço especializado (CAPS), mas que gera insegurança e/ou dúvida quanto ao manejo clínico para condução do caso na própria APS; ou paciente com transtorno mental grave e persistente, que em virtude de condições socioeconômico cultural de vulnerabilidade não conseguiu ter acesso ao serviço especializado.   Resultados: O Matriciamento em SM era iniciado através de uma reunião com todos os membros da equipe de saúde (profissionais de nível superior e médio) e com os profissionais da equipe de apoio matricial, visando um alinhamento conceitual e definição do planejamento estratégico para condução do trabalho. O processo de trabalho não se limitava aos encontros presenciais, mas também era conduzido de maneira remota através do uso de tecnologia (telefone, whatsap, etc). Destaca-se a autonomia da equipe da APS quanto ao planejamento do trabalho, e a necessidade do seu protagonismo quanto a condução do processo de cuidado. Conclusão: O Matriciamento em SM é um processo de trabalho relevante, que fortalece o trabalho colaborativo entre a equipe multiprofissional, permitindo qualificar a assistência, de forma a garantir maior resolutividade às necessidades de saúde do paciente. Além disso, configurando-se em uma estratégia eficiente para a educação permanente em saúde.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários

Parabéns pelo artigo! Este é um tema muito relevante, visto que, as doenças de cunho psíquico vêm crescendo consideravelmente, dessa forma, é de suma importância que a APS - porta de entrada do usuário aos serviços de saúde - esteja capacitada para atender tais demandas. Posteriormente, seria interessante desenvolver um trabalho científico apresentando os resultados da implementação do matriciamento em SM nas UBS.

Parabéns pelo artigo! Este é um tema muito relevante, visto que, as doenças de cunho psíquico vêm crescendo consideravelmente, dessa forma, é de suma importância que a APS - porta de entrada do usuário aos serviços de saúde - esteja capacitada para atender tais demandas. Posteriormente, seria interessante desenvolver um trabalho científico apresentando os resultados da implementação do matriciamento em SM nas UBS.

Foto do Usuário Flávio Magalhães Lotti 09-02-2021 12:50:35

O matriciamento facilita a compreensão da equipe da ESF com um olhar direcionado para o cuidado .

Foto do Usuário Marina Rosas 09-02-2021 12:50:35

Temática relevante e com contribuição essencial no trabalho na AB. Sugestão de dar continuidade aos achados, acompanhando a evolução das práticas longitudinalmente.

Foto do Usuário Gabriel Bernardo De Jesus 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho! Sugiro continuar e trabalhar mais a temática dentro dos achados.

Foto do Usuário Luís Felipe Ferro 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante e de contribuição para a ampliação do cuidado em Saúde Mental. Deixo a sugestão de apresentar o método, conforme estruturado no corpo do material, no resumo.