ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE - DESAFIOS DA SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Modelo de Atenção Básica em Saúde

Acessos neste artigo: 271


Certificado de participação:
Certificado de Filiciana Ferreira Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Filiciana Ferreira Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Filiciana Ferreira Silva , Filiciana Ferreira Silva

ABSTRACT
O atendimento básico em saúde mental tem enfrentado diversos desafios no Brasil, que vão desde o preparo das equipes das APS (Atenção Primária à Saúde) até os processos de intervenções disponiblizados à comunidade que carece desse serviço. Este trabalho traz essas questões à luz de argumentos embasados teoricamente, à fim de problematizar e produzir questionamentos críticos acerca do modelo atual que se tem de atenção básica em saúde mental.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Denise De Melo Machado 09-02-2021 09:50:35

O resumo buscou abordar a história do sus ( sistema único de saúde) , como destaque a importância de uma equipe multidisciplinar atuando no sistema, promovendo a promoção e prevenção em saúde, destacando a relevância também do psicólogo que trabalha de forma a obter um olhar amplo a cerca da comunidade.

Foto do Usuário Marco Alexandre Leite Teodoro 09-02-2021 09:50:35

Ótima abordagem, relata de forma breve e bem objetiva a historia do SUS e seus princípios e diretrizes. A APS realmente necessita desse olhar para saúde mental visto que é o principal acesso dos usuários.

O tema é de extrema relevância, principalmente no contexto atual em que demandas de saúde mental aumentaram, Porém a estrutura do texto não está em conformidade aos padrões esperados em trabalhos científicos. Faltam citações, objetivos, métodos e resultados.

Foto do Usuário Josenaide Engracia Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Discutir saúde mental enquanto demandas na Atenção primária a saúde é sempre relevante. Todavia, o material não segue o que foi estabelecido pelo congresso.

Foto do Usuário Gizelly Braga Pires 09-02-2021 09:50:35

Sugiro ajustar a formatação do trabalho, as citações não estão adequadas nem as normas da ABNT nem a Vancouver. Em alguns momentos usa-se termos muitos informais, que não condiz com uma linguagem científica. O conteúdo da história do SUS precisa se ser melhor abordado, por exemplo, antes do SUS o atendimento a saúde não era somente por meio da filantropia como aponta o trabalho, existia no Brasil regime previdenciário. Busque melhorar a articulação entre os parágrafos ao mudar a temática, por exemplo, após falar da história do SUS, já começou a falar da atenção básica, sem uma conexão de tema; após falar da reforma psiquiátrica apareceu um parágrafo sobre NASF, muito desconexo do contexto. O trabalho foge as normas de um trabalho científico, faz-se necessário ter uma introdução, objetivo, metodologia, resultados e contribuições do estudo. Trata-se de um trabalho em que foi realizado apenas um referencial teórico da temática. Sugiro que possa transforma-lo em uma revisão de literatura de acordo com metodologia científica.

Foto do Usuário Ana Beatriz Pinheiro Ferreira 09-02-2021 09:50:35

A história foi muito bem elaborada, porém houve um pouco de exagero na introdução com a trajetória do SUS, achei desnecessário abordar tão profundamente, apesar de ter sido bem abordado, evidenciando com maestria a assistência ao usuário na APS, que se encontra deficitária, pois com a prática da medicalização a humanização foi deixada de lado. Em cidades pequenas, com habitantes insuficientes para a aquisição e um CAPS, como a APS e a Média Complexidade assistir de forma mais ampla o usuário e sua família?

Foto do Usuário Viviane Gomes Da Cruz 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante para as discussões em saúde. O levantamento histórico sobre o SUS foi de grande valia para a compreensão dos fatos, muito embora tenha ficado extenso as concepções históricas. O trabalho não apresenta a estrutura solicitada, resumo, métodos e conclusão. Sugiro que faça a revisão.

Foto do Usuário Fernanda Esmério Pimentel 09-02-2021 09:50:35

Considero o tema muito relevante, visto que na APS a saúde se torna esquecida e os serviços especializados como o CAPS trabalham em sua capacidade máxima, sendo que muitos casos poderiam ser solucionados pela APS. Principalmente pela proximidade e vínculo. Sugiro mudar o título, pois está redundante, DESAFIOS DA SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Foto do Usuário Liliane Belz Dos Reis 09-02-2021 09:50:35

O autor não deixa o objetivo claro no texto. Contudo, ao final do texto conclui o que aponta no título.

Foto do Usuário Katia Ferreira Costa Campos 09-02-2021 09:50:35

Tema muito importante para o atual contexto que é a pandemia Covid-19 e o isolamento social. Precisa de maior investimento na redação e ABNT. O texto precisa também de investimento para atender os padrões de um trabalho cientifico.

Foto do Usuário Marina Dayrell De Oliveira Lima 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, portanto, sugiro ajustar a formatação e a estrutura do trabalho. A utilização da linguagem formal é fundamental na escrita científica, bem como a articulação entre os parágrafos. Sugiro uma melhor estruturação, podendo-se utilizar a revisão de literatura, buscando outros referenciais para complementar a discussão e estruturá-lo de acordo com as exigências de um estudo científico - introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e contribuições/perspectivas do estudo.

Foto do Usuário Adenilson Oliveira Gomes 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante em saúde pública, Precisa ajustar normas.

Foto do Usuário Sarah Caroline Ferreira Santos 09-02-2021 09:50:35

O texto foi muito bem escrito, foi uma leitura enriquecedora e fluida. O tema é bastante relevante para o momento atual e para a sociedade globalizada que vivemos (necessitamos sempre pensar em saúde mental, tanto dos pacientes quanto dos profissionais). Muito bem!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.