A experiência de 20 anos de uma Agente Comunitária de Saúde em um município do Rio Grande do Norte

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Modelo de Atenção Básica em Saúde

Acessos neste artigo: 259


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Franklin Learcton Bezerra De Oliveira , José Jailson De Almeida Júnior , Francileide De Oliveira Vanderley , Francileide De Oliveira Vanderley , Francileide De Oliveira Vanderley

ABSTRACT
Trata-se de um resumo expandido sobre o relato de experiência do processo de trabalho de uma agente comunitária de saúde de um município do Estado do Rio Grande do Norte.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Hiara Rose Moreno Amaral 09-02-2021 09:50:35

As reflexões acerca do ACS ao longo do texto, mostram-se relevantes na medida que visibilisa o protagonismo e a atuação desse profissional no âmbito da APS. Parabéns pelo trabalho!!

O trabalho atende as normas estabelecidas pelo congresso. Sugiro a apresentação no congresso.

Foto do Usuário Maria Denise De Melo Machado 09-02-2021 09:50:35

O resumo relata a rica experiência de uma profissional agente comunitária de saúde que relata as transformações de saúde e o seu papel em comunidade fortalecendo a mesma, e trabalhando com o objetivo de promover e prevenir agravos em saúde.

Foto do Usuário Ester Cortes 09-02-2021 09:50:35

Achei muito interessante! O tema desse resumo é um relato importante de uma experiência profissional (agente comunitária de saúde) que mostra as transformações de saúde durante os 20 anos de trabalho e deixando claro papel do agente na comunidade.

O tema é inquestionavelmente atual e importante diante da relevância que o SUS assumiu nos últimos meses de enfrentamento à Pandemia e do papel imprescindível que os ACS desempenham dentro das UBS. A leitura flui de maneira satisfatória. Foram identificados alguns erros ortográficos (esquecimento de vírgula; ausência de crase; uso indevido de crase; esquecimento de pontuação final no parágrafo; palavras escritas incorretamente; variação do uso da 1º e da 3º pessoa ao longo do texto). O objetivo do trabalho está claro e bem elucidado. Os artigos que contemplam a revisão da literatura são parcialmente atualizados. O método está parcialmente em acordo com os objetivos supracitados no texto, tendo em vista que carece de informações, por exemplo, a respeito de como a ACS exposta no caso foi descoberta pelo pesquisador o qual escreveu o relato de caso; como o pesquisador conseguiu colher o relato de experiência, entre outras informações de maior enfoque na ACS. O resultados e discussões estão plenamente em acordo com a finalidade evidenciada no texto. O artigo contribui de maneira valorosa com a literatura a respeito do tema.

Comentário: Esse trabalho apresenta o papel valoroso do Agente Comunitário de Saúde (ACS), evidenciando seu protagonismo em inúmeras ações nos territórios de atuação da Estratégia Saúde da Família. Discorre de forma sucinta sobre as atribuições do ACS, fazendo um resgate histórico dos processos de trabalho desde o ingresso da ACS no serviço, suas necessidades de adaptação e superação de desafios. Entretanto, percebi a necessidade de revisão de alguns aspectos do conteúdo escrito tais como: acentuação gráfica; pontuação; grafia de algumas palavras; repetição de termos; abreviaturas a serem previa descrição. Pergunta: Que metodologia fundamentou a coleta e interpretação de dados referentes ao relato da experiência vivenciada pela Agente Comunitária de Saúde?

Foto do Usuário Adenilson Oliveira Gomes 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante, traz uma reflexão da atenção primária e boas práticas na atenção.

Foto do Usuário Valéria Slongo De Souza 09-02-2021 09:50:35

Temática muito importante e interessante. Contudo, poderia enriquecer ainda mais o relato com mais detalhes, como por exemplo, no parágrafo que traz o relato de como era no ano 2000, ''No ano de 2000, as visitas domiciliares eram registradas em outra ficha com poucas informações e a cada último dia útil de cada mês [...]'', quais informações? ao longo dos anos os dados a serem colhidos foram modificados? . No mais, estão de parabéns !

Foto do Usuário Daniela Silva Campos 09-02-2021 09:50:35

O relato de experiência trazido nesse artigo consegue atingir seu objetivo, faz um resgate cronológico na evolução do trabalho do ACS relacionando os impactos dessa atuação sobre os indicadores de saúde da população adscrita. Parabéns aos autores!!! Como vocês avaliam que a nova PNAB 2017 no que tange o trabalho na ESF?

Foto do Usuário Miguel Arcangelo Serpa 09-02-2021 09:50:35

Tem importante. Importante também a valorização do ACS e a identificação com a comunidade

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.