Rede de Atenção à Saúde Indígena: uma discussão de limites e possibilidades no estado do Ceará

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Políticas Públicas de Saúde

Acessos neste artigo: 5


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Douglas Roberto Freitas Venâncio , Isabel Pereira De Araújo , Mislândia Marques Mota , Viviane Gomes Da Cruz , Diego Mendonça Viana

ABSTRACT
Observando a situação dos povos indígenas do Ceará no que diz respeito ao âmbito 
sanitário, o presente estudo analisa a estrutura da rede de atenção à saúde indígena utilizando como referência a distribuição no interior do estado, especificamente, na região de Crateús. O embasamento se deu a partir de documentos legislativos para a compreensão acerca das políticas relacionadas ao tema, artigos dispostos pelos órgãos envolvidos na coordenação dos serviços de saúde ofertados, além dos dados levantados em planejamentos das equipes que atuam nesta rede. A diversidade encontrada nas várias aldeias indígenas cearenses denota a necessidade de uma estrutura complexa e que atenda suficientemente os povos em sua totalidade. Muitas são as características, as identidades, os traços culturais. Consequentemente, as necessidades, preocupações e anseios remontam os problemas que prejudicam a atuação destes grupos. Elaborar planos que procurem sanar estas questões, que produzam possibilidades e que proporcionem a autonomia em função da sua cultura é essencial na tentativa de contribuição ao povo indígena. Deste modo, procurou-se não somente apresentar como se dá a rede de atenção à saúde indígena, mas discutir também a sua relevância em relação a atuação de quem a faz uso.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eliz Marine Wiggers 09-02-2021 12:50:35

O artigo está muito bem organizado e atende aos objetivos propostos. E como os autores são graduandos em Psicologia, e a necessidade de atenção à saúde integra, quais as necessidades quanto à saúde mental da população indígena?

Foto do Usuário Fernanda Clara Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Temática muito relevante e atual, texto bem escrito, coeso e coerente. Só delimitar melhor a metodologia do trabalho

Foto do Usuário Carolina Guedes Pereira 09-02-2021 12:50:35

O tema do estudo é muito interessante e relevante para divulgação de conhecimentos sobre a atenção à saúde indígena. Alcançou o objetivo de apresentar e discutir as políticas de saúde voltadas a essa população, discutir suas competências e desafios. Abordou o tema a que se propõe de maneira muito completa e concisa. Como sugestão, deixo algumas considerações a respeito do trabalho. O objetivo precisa ficar mais claro no resumo e introdução. A metodologia não está muito alinhada ao trabalho, faltou descrição do tipo de estudo empregado e da lógica, estrutura para tal. Nos resultados e discussão faltaram referências e as limitações e potencialidades do estudo. E, faltou esclarecimento sobre algumas siglas, como DSAI e DSEI, e as siglas SESAI e FUNAI foram esclarecidas na segunda vez em que foram abordadas no texto. O estudo possui muito potencial, só precisa de algumas melhorias. Parabéns aos envolvidos! Pergunta: Muito foi falado sobre a participação social da comunidade indígena, no território em questão isso ocorre de forma efetiva?