DOR NO CÂNCER: A ENFERMAGEM HUMANIZADA CUIDANDO DA DOR EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 6


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Ana Beatriz Pinheiro Ferreira

ABSTRACT
A dor e sua intensidade, experiência pessoal que leva ao comprometimento da qualidade de vida de um indivíduo. A dor oncológica é motivo de sofrimento para muitos pacientes já no momento do diagnóstico da doença, gerando um estado de carência afetiva e uma sensibilidade aumentada frente a todo o processo de enfretamento da doença. Não mensurar a dor corretamente ou suprimi-la pode ocasionar alterações físicas, psicológicas e socias. O enfermeiro é o principal orientador e multiplicador de conhecimentos técnico das formas e procedimentos de cuidado e gerenciamento dos processos que envolvem o câncer, é o profissional que frequentemente equacionam a dor além classificar as respostas terapêuticas e os efeitos colaterais. A produção de conhecimento por parte do enfermeiro deve ter ênfase na necessidade de melhorar a conduta no cuidado ao paciente oncológico nos momentos de dor. Unir o conhecimento técnico e a sensibilidade humana na enfermagem transforma o atendimento ao paciente, transformando o ato de cuidar em uma enfermagem humanizada onde o acolhimento ao paciente contribui para o enfrentamento da dor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Excelente tema, abordagem completa, estruturação e organização muito bem feita, parabéns!!

Foto do Usuário Ana Cláudia Moreira Monteiro 09-02-2021 12:50:35

o método não está condizente com os objetivos, esse estudo não me parece uma análise documental e sim uma revisão de literatura, os artigos utilizados não são atuais, e existem escalas de dor que poderiam ser abordadas no estudo.

Foto do Usuário Isabela Pimentel Ferreira 09-02-2021 12:50:35

Tema bastante relevante para todos os profissionais da enfermagem.

Ótimo tema, mas faltou colocar o obejtivo no resumo.

Foto do Usuário Mônica Nascimento Cruz 09-02-2021 12:50:35

Excelente tema, e bem relevante para os profissionais de Enfermagem

Foto do Usuário Aline Queiroz De Sousa Fiorenza 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho. Tema relevante e essencial. Torna o processo saúde-doença mais aceitável pelos pacientes.