AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO DESEMPENHO NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAIS DO HU-UFJF

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 251


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiza Miranda Milagres Larcher , Danielle Teles Da Cruz

ABSTRACT
Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde configuram-se como dispositivos de educação permanente de extrema relevância para a construção e fortalecimento do SUS. Nesse processo formativo, a gestão do desempenho tem um papel fundamental ao possibilitar a criação de estratégias e tomada de decisões relativas ao desempenho profissional e desenvolvimento pessoal que coadunem com os princípios da Reforma Sanitária Brasileira. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi propor um modelo de gestão do desempenho nos programas de residência multiprofissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), que permita obter um diagnóstico completo do desenvolvimento profissional dos residentes. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisas utilizadas foram a bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas com os residentes e aplicação de questionário aos preceptores, tutores e coordenadores. À luz dos fundamentos teóricos estudados e das contribuições dos atores envolvidos foi possível propor etapas, procedimentos e ações estratégicas que colaborem para uma efetiva prática de gestão do desempenho nos programas de residência multiprofissionais, que fornecerão informações úteis ao gerenciamento de pessoas no âmbito da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (COREMU).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns pelo artigo! .Gostei muito do tema. Ações estratégicas referente à implementação da gestão do desempenho nos programas de residência são de suma importância, pois além de mensurar o quanto se atingiu determinada competência por parte do residente, também é um instrumento capaz de evidenciar o diferencial da residência para o processo de trabalho. Além disso, essa construção em conjunto com os participantes valoriza a importância do trabalho colaborativo.

Foto do Usuário Aurélio Matos Andrade 09-02-2021 09:50:35

O artigo expandido trouxe aspectos de relevância dos programas de residência multiprofissional trazendo um modelo de gestão ao Hospital Universitário da Universidade Federal Juiz de Fora.

Foto do Usuário Milena Nunes Alves De Sousa 09-02-2021 09:50:35

As residencias multiprofissionais são relevantes e merecem atenção especial. O tema proposto tem importância salutar para a área, pois possibilita a verificação e validação de estratégicas para gestão do desempenho dos programas de residência. Portanto, verificar o desenvolvimento de competências é fundamental e qualifica o processo de ensinagem.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.