RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA COMUNIDADES RURAIS DO SEMIÁRIDO CEARENSE

Temas: Educação, formação e treinamento em saúde


Certificado de publicação:
Certificado de ANA LUISA ALMEIDA MELO

Acessos nesse artigo: 2


AUTORIA

Ana Luisa Almeida Melo , Caio Garcia Correia Sá Cavalcanti , Ana Carolina Alves De Rezende , Maria Odalea De Sousa Severo , Francisca Rocicleide Ferreira Da Silva

ABSTRACT
Objetivo: Relatar a experiência da formação de profissionais que atuam nas comunidades rurais atendidas pelo Projeto Paulo Freire. Relato da Experiência: Relato de experiência de abordagem qualitativa, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2019, em 15 municípios das regiões, Cariri Oeste e Inhamuns, territórios de abrangência do Projeto Paulo Freire no estado do Ceará. O processo formativo em modalidade mista (presencial e à distância) caracterizou-se como Educação Popular em Saúde e foi desenvolvido em cinco etapas, utilizando-se de metodologias ativas e respondendo os preceitos da Educação Popular em Saúde. As ações foram voltadas a responder as demandas formativas dos profissionais que atuam na Atenção Básica e os profissionais de campo do Projeto Paulo Freire que atuam com visitas domiciliares nas comunidades. Inicialmente identificou-se junto aos participantes as problemáticas de saúde mais presentes nestas comunidades e as necessidades formativas destes para atuar no cuidado a esta população com foco em ações de educação em saúde. As temáticas que emergiram como necessidades foram: saúde mental, saúde ambiental, alimentação e segurança alimentar, endemias e gênero e sexualidade. Considerações finais: Os participantes mostraram-se sempre envolvidos, implicados em qualificar sua atuação profissional. Estes avaliaram a capacitação de forma positiva e sugeriram a ampliação da oferta de formações. Além disso, referiram que estes processos formativos vêm a melhorar as práticas, pois dão maior suporte de conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da educação em saúde para a população.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Viviane Gonçalves Barroso 09-02-2021 12:50:35

Achei muito interessante conhecer a experiência e parabenizo pelo trabalho e pela sistematização. Sugestão: Existe parte importante do método em resultados, o que deixa a metodologia insuficiente ou empobrecida, dada a robustez do vivenciado. Creio que seja valioso descrever as etapas vivenciadas com foco no método. Posteriormente, nos resultados, manter o foco nos resultados. Além disso, como método, seria bom detalhar como as oficinas se deram, de que forma foram realizadas. Ampliar o detalhamento, de forma que possam ser replicadas em outros contextos semelhantes. Pergunta: Como inserir, no método, para uma próxima oportunidade, etapa que permita a escuta da comunidade na definição dos temas a serem abordados pelos profissionais?

Foto do Usuário Nicoly Tavares De Oliveira 09-02-2021 12:50:35

Muito bom o tema, parabéns a equipe por realizar a promoção a saúde. O trabalho apresentando possui 14 páginas então se encaixa em artigo ou ajeitar a formatação para diminuir a quantidade de páginas.

Foto do Usuário Rodrigo Cardoso Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Importante tema e iniciativa sendo discutido, com uma população (rural) pouco explorada na literatura.