SAÚDE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONDIÇÕES ESTRUTURAIS DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO NORDESTE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 289


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Noemí Oliveira Silva , Marcia Schott , Renata Jardim , Aurelia Emilia De Paula Fernandes , Bianca Machado

ABSTRACT
As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos prover condições de acesso e participação de aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades por superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. Este estudo analisou, no ano 2018, as condições estruturais de 12 SRM (92%) em escolas municipais e estaduais de um município no interior do Nordeste. Verificou-se que 36% das SRM foram consideradas em condição regular e a principal dificuldade identificada foi na disponibilidade de equipamentos previstos (57%). A falta de estrutura das SRM pode interferir diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem e deve receber a atenção devida das autoridades responsáveis haja vista que, o direito de uma educação de qualidade não está sendo garantido na prática. Mais estudos precisam ser realizados no sentido de avaliar melhor o atendimento dos alunos e as condições de trabalho dos docentes responsáveis, fatores importantes na promoção da saúde na educação especial.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

o texto apresenta uma excelente estruturação, o tema abordado é de uma grande relevância e sua apresentação evidenciou bem isso.

Foto do Usuário Gustavo Piazzi Alves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem desenvolvido e com temática relevante.

Foto do Usuário Aneide Rocha De Marcos Rabelo 09-02-2021 09:50:35

Temática importante, apresentando a realidade local

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.