ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NO CONTROLE GLICÊMICO DE GESTANTES INTERNADAS EM UMA MATERNIDADE DE ALTO RISCO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 3


Certificado de participação:
Certificado de Luana Machado Figueredo

Certificado de publicação:
Certificado de Luana Machado Figueredo

AUTORIA

Ana Carolina Viana Mattos , Thais Moreira Peixoto , Luana Machado Figueredo , Nayara Aguiar Santos Borges Lyrio

ABSTRACT
Diabetes Mellitus (DM) é um problema de saúde importante e crescente em todos os países do mundo e o aumento da sua prevalência está associado a vários fatores, como a rápida urbanização, transição epidemiológica e nutricional, maior frequência de estilo de vida sedentário, maior excesso de peso, além do crescimento e envelhecimento populacional. Níveis glicêmicos elevados durante a gravidez associam-se a complicações materno-fetais importantes como risco de pré-eclâmpsia, polidrâmnia, parto cesáreo, malformação fetal, aborto espontâneo e morte súbita fetal. O diagnóstico e tratamento precoces oferecem melhorias na qualidade de vida e prevenção do aparecimento das mesmas. O objetivo do estudo foi relatar a experiência da equipe de saúde no controle glicêmico de gestantes internadas em uma maternidade de alto risco em um município do interior baiano. A instituição é referência estadual para 28 regiões de saúde no estado para tratamento de doenças que aumentam o risco de complicações na gestação, parto e puerpério, incluindo o DM descompensado. A equipe multidisciplinar é composta por obstetras, endocrinologista, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista e psicólogos. O cuidado é permeado pelo olhar vigilante da equipe com realização de visitas dos profissionais às pacientes internadas, ações preventivas, incluindo a importância do controle glicêmico na prevenção de desfechos materno-fetais adversos e seguimento da dietoterapia. Após diagnóstico confirmado e a monitorização glicêmica iniciada, a nutrição é acionada para avaliação da dieta hipoglicídica. Caso a paciente diabética apresente glicemias acima das metas estabelecidas para a gravidez, procede-se o internamento hospitalar para controle glicêmico e realização de exames complementares para definição do tratamento. A abordagem multidisciplinar promove melhorias no tratamento oferecido e ferramentas para transpor desafios, facilitando o entendimento das pacientes quanto aos benefícios do tratamento adequado e os riscos da hiperglicemia na gravidez.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Nágela Bezerra Siqueira 09-02-2021 12:50:35

Ótima contextualização do tema central, com citações atuais e bastante esclarecedoras, entretanto, pouca abordagem a respeito da equipe multidisciplinar. Método pouco esclarecido: como foi feito esse acompanhamento, uso de ferramentas para avaliar as pacientes: Questionário, SAE, entrevista…?

Foto do Usuário Carolina Heleonora Pilger 09-02-2021 12:50:35

Tema de extrema relevância. Acredito que a abordagem multiprofissional contribui para uma avaliação mais ampla e consequentemente para um melhor cuidado ao paciente.Trago algumas sugestões, em relação ao método, é necessário detalhar as atividades realizadas ou instrumentos utilizado. Acredito que as autoras deveriam realizar a discussão dos resultados e, além disso, referenciar partes do texto que não possuem referência, pois podem acusar plágio.

Foto do Usuário Fernanda Cardoso Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Sugestão: Acrescentar a classificações da Diabetes Pergunta: Se acompanhamento glicêmico for realizado antes da gestação ainda há riscos de diabetes na gestação?

Foto do Usuário Phryscilla Santos Da Costa 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo resumo, tema bem contextualizado com referências atualizadas. Entretando durante o texto é utilizado tanto "equipe interdisciplinar" quanto "equipe multidisciplinar", seria necessário contextualizar a realidade dessa equipe, seja ela realmente multi ou interdisciplinar, com a escrita no texto do que o(s) termo(s) significa(m).

Foto do Usuário Thauã Mota Da Silva Abreu 09-02-2021 12:50:35

Realizar uma abordagem multidisciplinar a diabetes melitus é um grande desafio, parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Déborah De Oliveira Souza 09-02-2021 12:50:35

Tema extremamente relevante. E apesar de se tratar de um assunto pertinente, o artigo aborda referências atuais sobre este; os objetivos propostos foram atendidos e traz uma considerável contribuição à estudos de DMG. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Rosa Cândida Cordeiro 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante. Sugiro detalhar a metodologia utilizada.