INCIDÊNCIA DO CONSUMO DE COCAÍNA EM VÍTIMAS DE SUÍCIDIO NO DISTRITO FEDERAL.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 278


Certificado de publicação:
Certificado de Beatriz Alves Souza Borges

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luísa Caroline Costa Abreu , Sarah Dos Santos Conceição , Elaine Ramos De Moraes Rego , Lourena Bottentuit Cardoso Penha , Amanda Oliveira Lyrio , Elivan Silva Souza , Delmason Soares Barbosa De Carvalho , Ana Cristina Machado , Simone Seixas Da Cruz , Juliano De Andrade Gomes , Ana Claudia Morais Godoy Figueiredo , Josicélia Estrela Tuy Batista , Cauê Sousa Cruz E Silva , Beatriz Alves Souza Borges

ABSTRACT
O consumo de cocaína prévio ao suicídio é um evento cada vez mais frequente, principalmente entre jovens de 15 e 29 anos. Então, objetivou-se estimar a incidência do consumo de cocaína entre as vítimas de suicídio no Distrito Federal no ano de 2018.  Trata-se de um estudo descritivo e de base populacional, acerca de todos os óbitos ocorridos no Distrito Federal no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2018, a partir de uma parceria entre a Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal e Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal.  Verificou-se, no referido ano, o registro de 12.157 óbitos, dos quais o suicídio representou 1,56% de todas as mortes. Investigou-se 190 indivíduos que foram a óbito em decorrência do suicídio e, dentre estas vítimas, 156 foram submetidas exame toxicológico. Observou-se que 24 vítimas estavam sob efeito da cocaína na hora do óbito. Por fim, foi evidenciado que indivíduos nas faixas etárias entre 13 e 44 anos, da raça/cor preta e parda, do sexo masculino, com menor nível de escolaridade, com ocupação laboral e que estavam sob o efeito do uso concomitante de maconha e etanol apresentaram maior probabilidade de usar cocaína previamente a consumação do ato suicida.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcia Koike 09-02-2021 09:50:35

Excelente estudo. Só observo que há muitos autores - algo atipico.

Foto do Usuário Maria Aparecida Da Silva Modesto 09-02-2021 09:50:35

Esse estudo, juntamente com o artigo: Suicídio e uso de bebida alcoólica: panorama do Distrito Federal, mostra como o vício de drogas podem potencializar as vítimas do suicídio. Ambos apresentam-se idênticos no contexto, no referencial teórico e conclusão. Assim, sugiro que apenas um seja aprovado, caso a demanda seja grande.

Outro trabalho decorrente do projeto submetido a CEP com CAAE: 95486818.0.0000.5553. O outro analisado foi SUÍCIDIO E USO DE BEBIDA ALCOÓLICA: PANORAMA DO DISTRITO FEDERAL ao qual repito o que já foi comentado.

Foto do Usuário Anakarinny Dias Melo Tapajós 09-02-2021 09:50:35

O tema apresentado é muito atual e relevante, considero a possibilidade de realizar o mesmo estudo em outros estados e com isso apresentar um resultado da região ou mesmo do país. O texto está muito bem escrito e os resultados bem diretos. Parabéns.

Artigo pertinente aos tempos atuais. Senti falta do que poderia ser feito para evitar o uso por cocaína como por outras drogas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.