Educação em Saúde aliada à prática profissional de acadêmicos de Enfermagem: Relato de Experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 275


Certificado de publicação:
Certificado de Lara Mabelle Milfont Boeckmann
Certificado de Beatriz Poddis Busquim e Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Beatriz Poddis Busquim E Silva , Letícia Gonçalves Da Silva , Nathália Lima Pedrosa , Walkyria Poddis Busquim E Silva , Fernanda Mendes Pereira , Anne Rodrigues Ferreira , Igor Lima Dos Santos , Marília De Jesus Pacheco , Lara Mabelle Milfont Boeckmann

ABSTRACT
Objetivo: Descrever a experiência de estudantes de enfermagem em um serviço de hemoterapia. Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca de narrativas de vivências, conteúdos de aprendizado e atividades assistenciais referentes ao ciclo do doador desenvolvidas durante estágio extracurricular na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O estágio ocorreu no período de julho de 2019 a  julho de 2020 A coleta de informações se deu a partir de registro de rodas de conversa entre 7 enfermeiros da instituição e 2 acadêmicas. Resultados: As atividades aprendidas durante o período de formação no estágio foram: supervisão e realização das ações de coleta de sangue total e aférese, triagem clínica, liderança e gerenciamento de equipe, cuidado ao doador no momento pós-doação utilizando o processo de enfermagem e saúde do trabalhador. As técnicas de ensino e aprendizado utilizadas foram: leitura dos procedimentos operacionais padrão (POP) e discussão de artigos científicos, construção de um novo POP, além de atividades executadas sob supervisão dos 7 enfermeiros. Conclusão: As vivências discentes em hemoterapia permitiram o desenvolvimento de diversas habilidades nos campos técnico-científico, com foco no processo de enfermagem e relacionamento interprofissional em níveis de gestão e assistência de enfermagem, proporcionando aprendizagem significativa e comunicação assertiva. As atividades realizadas contribuíram para a formação do profissional enfermeiro dentro dos processos que envolveram a doação de sangue total e por aférese.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Augusta Souza Braga 09-02-2021 09:50:35

Estudo relevante para o ensino e para a prática profissional da enfermagem.

Foto do Usuário Geyse Aline Rodrigues Dias 09-02-2021 09:50:35

Sugiro ajuste no título para ''Educação na Saúde'', já que se trata se processos educativos para formação profissional (educação continuada e educação permanente). Experiência muito boa!

Foto do Usuário Raquel Rocha De Almeida Pawlowski 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bom. Tema relevante, com dados bem apresentados e fluidez na leitura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.