AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA SAÚDE DA CRIANÇA: VISÃO DO USUÁRIO CUIDADOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sistemas de Avaliação em Saúde

Acessos neste artigo: 4


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Moura Lanza , Isabella Duarte Branquinho

ABSTRACT
Introdução: a saúde da criança é destaque, ao longo da história das políticas públicas de saúde brasileiras, haja vista seu reconhecido impacto sobre o contexto social e as condições de desenvolvimento do país, o que gerou diversos investimentos em políticas de saúde voltadas a infância (BRANQUINHO; LANZA, 2018). Ainda assim persistem desafios nesta área, que levaram à criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), em 2015 (BRASIL, 2015). Esta Política tem como pressuposto básico a Atenção Primária à Saúde (APS) como coordenadora da rede de atenção à saúde materna, neonatal e infantil. Muitas evidências mostram que a APS exerce forte impacto sobre os indicadores de saúde da criança. No entanto, para que a PNAISC tenha efetividade é necessário que esteja ordenada conforme os atributos da APS. 

Objetivo: avaliar a presença e a extensão dos atributos ordenadores da Atenção Primária na assistência à saúde da criança segundo a experiência dos cuidadores de usuários na faixa etária de 0 a 2 anos no âmbito da Saúde da Família. 

Método: realizou-se um estudo avaliativo, com delineamento transversal, em 29 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) situadas na zona urbana de um município de médio porte do interior de Minas Gerais. Foram convidadas a participarem do estudo todas as pessoas, acima de 18 anos, cuidadoras principais de crianças até 23 meses e 29 dias de idade, definidas por aquelas que prestam cuidados a criança continuamente. Foram abordadas as pessoas que compareceram na unidade de saúde para atendimento, agendado ou outra demanda, nos dias e horários em que a equipe de pesquisadores estava presente na respectiva unidade; que apresentassem condições mínimas de compreensão para responderem os questionários e que já estiveram com a criança para atendimento na unidade da ESF ao menos uma vez. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril a dezembro de 2019 por meio da aplicação do Primary Care Assesment Tool – PCATool-Brasil- Versão Criança (BRASIL, 2010) e um questionário complementar para caracterizar os aspectos sociodemográficos dos cuidadores e das crianças de 0 a 2 anos, além de informações clínicas referentes à criança. O tratamento e análise descritiva dos dados foi realizada no software Statistical Package for the Social Sciences versão 23. Este estudo seguiu as recomendações éticas do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos sob o Parecer 3.090.646. 

Resultados: participaram do estudo 389 pessoas responsáveis pelo cuidado de crianças de 0 a 2 anos de idade, das quais 339 (79,1%) apresentaram afiliação com o serviço de APS. Sobre os participantes com afiliação com a equipe da ESF (n=339), 54% referiam grau de afiliação 4 (alto grau de afiliação); 87,3% eram mães das crianças; 49% possuíam entre nove e 11 anos de estudo e 73,2% referiram o enfermeiro da equipe como profissional ao qual estavam vinculados. Entre as crianças participantes, 97% estavam cadastradas na unidade em que foi realizada a entrevista. Os resultados do desempenho das equipes da ESF na atenção à saúde da criança referem-se apenas aos participantes que tiveram afiliação com o serviço de APS. Segundo a experiência dos participantes do estudo, os escores geral (escore=7,0) e essencial (escore=7,2) demonstraram alta orientação para a APS (escore obtido foi acima ou igual a 6,6), assim como os atributos acesso de primeiro contato-utilização (escore=7,7); longitudinalidade (escore=6,7); coordenação-integração dos cuidados (escore=6,8); coordenação – sistemas de informação (escore=8,1); integralidade-serviços prestados (escore=7,8) e orientação familiar (escore=6,9). Os atributos acesso de primeiro contato – acessibilidade (escore=6,2), integralidade-serviços disponíveis (escore=5,9) e orientação comunitária (escore=5,8) apresentaram baixo desempenho. 

Conclusões: a atenção à saúde da criança no âmbito da ESF, no município estudado, está altamente orientada para a APS, uma vez que o escore geral e essencial apresentaram escore ? 6,6.  No entanto, a fragilidade encontrada no escore derivado aponta a necessidade de investimentos para qualificar a atenção às crianças, famílias e comunidades, característica capilar da ESF. O estudo apontou forte recomendação para a formação de Enfermeiros, com competências e atitudes para promover o cuidado direcionado às necessidades de saúde da população, com especial atenção à primeira infância, que seja capaz de contribuir com a implementação dos princípios do Sistema Único de Saúde, diretrizes da APS e fortalecimento da ESF. Por fim, novos estudos que avaliem o desempenho da APS em outros contextos, como em usuários das equipes da zona rural e de unidades tradicionais, e ainda, sob a visão dos profissionais de saúde e gestores.

Palavras chave: Atenção primária à saúde; Estratégia saúde da família; Avaliação em saúde; Pesquisa sobre serviços de saúde; Qualidade da assistência à saúde; Saúde da criança.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bruna Nadaletti De Araujo 09-02-2021 12:50:35

Considerando o atual contexto, de envolvimento d paciente e família como protagonistas nos processos de saúde, a temática vem ao encontro da realidade, com informações necessárias sobre o papel do cuidador na atenção primária.

Foto do Usuário Mariana Arantes E Silva 09-02-2021 12:50:35

Temática extremamente relevante! Considerar o ponto de vista do cuidador é de grande importância para os sistemas de saúde.

Foto do Usuário Ana Luíza Moreira Pauferro 09-02-2021 12:50:35

Tema bastante relevante, método utilizado adequado ao objetivo e resultados que contribuem para a temática.

Foto do Usuário Claudia Mara Pedrosa 09-02-2021 12:50:35

Sugere-se na ''introdução'' a inclusão de um tópico abordando a importância dos atributos da APS.

Foto do Usuário Iraneide Nascimento Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Artigo com escrita clara e coerente com o assunto explanado.