PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS USUÁRIOS COM COVID-19 EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 236


Certificado de publicação:
Certificado de Leonardo dos Reis Bubanz
Certificado de Natiely de Araújo Silva Farias

Certificado de participação:
Certificado de Leonardo dos Reis Bubanz
Certificado de Natiely de Araújo Silva Farias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leonardo Dos Reis Bubanz , Maria Juliana Vasconcellos Bragado , Karla Da Silva Guimarães Rocha , Natiely De Araújo Silva Farias

ABSTRACT
O vírus, responsável pela Covid-19 rapidamente se espalhou pelo mundo sendo declarada pandemia em 11 de março de 2020. A Atenção Primária à Saúde tem um papel primordial na prevenção e promoção da saúde da população, tendo responsabilidade sanitária e epidemiológica sobre seu território, sendo que os testes rápidos sorológicos são essenciais para auxiliar neste processo. O objetivo deste estudo é relatar o perfil sociodemográfico dos usuários que procuraram uma Unidade de Saúde da Família para realizar os testes rápidos sorológicos na conjectura de testagens em massa na população para mapeamento dos casos de Covid-19. Trata-se de um estudo de ordem quantitativa, no qual foram analisadas as fichas de notificações das testagens em massa realizadas na Unidade de saúde da Família José Adelino da Silva localizado no Município de Porto Velho, Rondônia. Os resultados analisados apontam maior incidência da doença para o sexo feminino, com 57% (166) em relação ao sexo masculino com 43% (127). Quanto à idade, 49% (142) da população tinham entre 21 a 40 anos e 33% (97) tinham entre 41 a 60 anos. Os testes rápidos sorológicos são indubitáveis para a vigilância epidemiológica, auxiliando nas decisões clínicas e práticas comunitárias. Os resultados encontrados corroboram com a literatura, sendo que a maior predominância está nos indivíduos economicamente ativos de sexo feminino.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Natiely De Araújo Silva Farias 09-02-2021 09:50:35

Resumo com objetivo claro, bem estruturado, com linguagem científica e resultados significativos. Muito bom !

Foto do Usuário Willian Marcos Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, com um bom referencial teórico. Texto bem estruturado com linguagem clara e objetiva. Sendo assim o Trabalho atende as normas estabelecidas.

Tema de extrema relevância para o desenvolvimento de ações em saúde. Conhecer o perfil sociodemográfico, bem como a epidemiologia da doença, nos dá subsídios para enfrentá-la. Artigo muito bem escrito. Amei os gráficos.

Foto do Usuário Renato Barbosa Japiassu 09-02-2021 09:50:35

O resumo expandido está bem estruturado, conforme normas de um trabalho científico. Estudos em Unidades de Saúde da Família sobre o COVID-19 devem ser estimulados, pois essas Unidades são a porta de entrada do SUS. Antes que o usuário chegue ao Hospital, ele passa pela Saúde da Família. Este artigo é uma excelente atualização de dados sobre a situação que ocorre em sua cidade.

Parabéns a todos!! Trabalho com ótimo desenvolvimento.

O resumo está muito bom eu recomendo aceitar para publicação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.