USO ABUSIVO DE ÁLCOOL POR ADULTOS FRENTE AO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 251


Certificado de publicação:
Certificado de Rafa Nascimento

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rafa Nascimento , Maria Eduarda Sobral F. Sá Barreto , Dayne Maria Zacarias Da Silva , Letícia De Sales Maciel , Heloísa Karmelina Carvalho De Sousa , Renata Pereira Farias

ABSTRACT
O seguinte resumo expandido discorre acerca do aumento do uso abusivo de álcool durante a atual pandemia da Covid-19. Tal cenário pandêmico modificou a realidade da população brasileira, em virtude das medidas adotadas para conter a contaminação, baseadas no isolamento social. Com esse isolamento, as rotinas mudaram, demandando dos indivíduos uma rápida adaptação; esse cenário de mudanças drásticas e isolamento tem reforçado gatilhos para adoecimentos concernentes à saúde mental. Dentre esses adoecimentos, deve-se manter um olhar atento para os usuários abusivos do álcool, uma vez que estão mais expostos a fatores de risco podendo ter seu quadro piorado. Dessa forma, buscamos compreender como esse período pode estar sendo vivenciado por esses usuários a partir de uma revisão bibliográfica.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Darla Tormen 09-02-2021 09:50:35

Observamos realmente o aumento do uso de substâncias lícitas e ilícitas, tema de extrema importância na realidade atual. Na metodologia, a forma de pesquisa foi também com auxílio dos operadores boleanos?

Foto do Usuário Elaine Alves 09-02-2021 09:50:35

Excelente e relevante tema para estudo. Seria interessante um trabalho investigativo mais adiante para verificar o que as pessoas que iniciaram ou aumentaram o consumo de álcool durante a pandemia tem a dizer. Parabéns

Foto do Usuário Ana Beatriz Costa Cronemberger 09-02-2021 09:50:35

Tema de bastante relevância do nosso atual cenário mundial e discutido de forma objetiva no decorrer do resumo, apontando resultados claros. Levando em consideração o que foi exposto na conclusão do trabalho foi frisado a necessidades de medidas de prevenção, quais medidas poderiam ser adotadas?

Foto do Usuário Phryscilla Santos Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho extremamente relevante para o contexto atual em que vivemos. Enquanto lia a metodologia senti falta do tipo de revisão utilizada (integrativa, sistemática, de escopo) e qual o autor de referência usado. Além disso, se foi utilizado operadores booleanos e se os descritores seguiam o DeCS. Nos resultados fiquei curiosa para saber a quantidade de artigos sobre o tema e em quais bases eles foram encontrados. Ademais, parabéns pela pesquisa e pela escolha de tema.

Foto do Usuário Víctor Da Silva Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante e relevante, tanto para o cenário atual quanto para futuras discussões. Apenas senti falta de um método mais detalhado e uma conclusão mais assertiva.

Foto do Usuário André Ribeiro Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Na metodologia de uma revisão integrativa de literatura é extremamente importante explicitar a quantidade de trabalhos que foram achados nas buscas de bases de dados. A expressão ''como'' ao mencionar a base de dados deve ser banida porque estas bases de dados não foram as propriamente pesquisadas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.