ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM TRAUMATISMOS MÚLTIPLOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 4


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Cristiane Bittencourt Felicio , Ana Clara Louzada Sant'anna

ABSTRACT
O Brasil é o quinto colocado em ocorrências de mortes por lesões traumáticas. Sendo assim, os traumas podem ser vistos como um problema de saúde pública, especialmente traumatismos múltiplos, originados e geradores de diversas lesões. O objetivo principal deste trabalho é identificar o papel do enfermeiro na assistência ao paciente com traumatismo múltiplo, por meio de revisão da literatura. Os múltiplos traumas são patologias que exigem atendimento imediato e um diagnóstico preciso, devido a alterações importantes nos sistemas circulatório e respiratório que podem causar sequelas ou até mesmo óbito do paciente. Dessa forma, a enfermagem deve conhecer e se manter atualizada em relação à avaliação primária e secundária, identificar a necessidade de cada situação, determinar prioridades na assistência e trabalhar na prevenção dos agravos à saúde desse paciente.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Ana Paula Franco Pacheco 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante sim, porém, da forma que foi abordada, faltou atingir alguns critérios, por ex, a escala de Glasgow já foi atualizada ao que foi exposto, os scores já são outros. Para uma revisão narrativa, isso não pode falhar. As referências estão mais antigas também. De modo geral, o tema é importante!!

Foto do Usuário Caroline Barbosa Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Excelente trabalho! As informações ficaram bem claras! Uma pergunta: dos 22 artigos utilizados de que período a que período eles foram publicados? Sugiro apenas uma tabela com dados dos artigos, indicando sua publicação também.

Foto do Usuário Marianne Beatriz Da Rocha Lins 09-02-2021 12:50:35

A temática é relevante ao contexto de assistência a enfermagem. No entanto, a metodologia não ficou clara (critérios de inclusão, exclusão, quais foram os artigos e a data). Uma revisão integrativa talvez pudesse contribuir mais com o objetivo da pesquisa.

Foto do Usuário íris Cristy Da Silva E Silva 09-02-2021 12:50:35

Tema de grande relevância, entretanto creio que os autores poderiam desenvolver um pouco mais a introdução. Parabéns!