ELABORAÇÃO DE NOTAS TÉCNICAS PARA CATEGORIAS LABORAIS E ATIVIDADES PRODUTIVAS FRENTE A PANDEMIA DA COVID 19: relato de experiência de um CEREST Estadual

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Políticas Públicas de Saúde

Acessos neste artigo: 5


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Kelly Kattiucci Brito De Lima Maia

ABSTRACT
A pandemia ocasionada pela COVID-19 tem representado um desafio de grande magnitude. O insuficiente conhecimento científico diante de uma nova patologia favorece a alta velocidade de disseminação da doença. Políticas públicas necessitam ser repensadas especialmente àquelas voltadas para a Saúde do Trabalhador (ST). Objetivo: Apresentar as notas técnicas elaboradas pelo CEREST-RN durante a pandemia pelo SARS-CoV-2, como uma ferramenta de orientação e enfrentamento à pandemia. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, acerca das Notas Técnicas elaboradas por um Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador, com a respectiva análise de seus objetivos e possíveis benefícios na minimização de casos de COVID-19. Considerações finais:  A pandemia ocasionada pela COVID-19 trouxe mudanças significativas no contexto do processo de trabalho diário da equipe do CEREST ESTADUAL, a qual impulsionada pelo desafio imposto mundialmente, readaptou-se em vários aspectos. As ações de promoção a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras foram priorizadas e nesse contexto  emergiram a elaboração das Notas Técnicas, como importante ferramenta de enfrentamento a pandemia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tangriane Hainiski Ramos 09-02-2021 12:50:35

O presente trabalho possui todas as estruturas necessárias ao trabalho científico. Traz contribuição sólida para área.

Foto do Usuário Mariana Alves Lemos 09-02-2021 12:50:35

A elaboração de notas técnicas é atividade essencial dos gestores de saúde pública.

Foto do Usuário Nayla Rochele Nogueira De Andrade 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores, excelente trabalho. A importância da saúde do trabalhador perpassa todos os problemas emergentes, posto que são agentes de frente, que necessitam até mais de cuidados.