A GESTÃO DO CONHECIMENTO ASSOCIADA À POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sistemas de Avaliação em Saúde

Acessos neste artigo: 6


Certificado de publicação:
Certificado de José Carlos Borges

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Inara Antunes Vieira Willerding , José Carlos Borges , Édis Mafra Lapolli

ABSTRACT
Nas últimas décadas o Brasil tem enfrentado graves problemas em sua política pública de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde) não tem conseguido atender à crescente demanda de novos usuários. Somente no ano de 2019, o sistema atendeu uma média de 200 milhões de pessoa, nenhum outro país do mundo oferece esse tipo de serviço para uma população superior a 100 milhões de habitantes. Com pouco mais de três décadas de vida, o SUS tem enfrentado diversos problemas, a situação durante a pandemia do coronavírus em 2020, somente tornou mais evidente os problemas enfrentados pelo sistema. Atualmente a maior problemática do SUS, está relacionado a alta e média complexidade, apesar da dificuldade a atenção básica tem conseguido desempenhar bem seu papel por meio das Unidades Básicas de Saúde. No decorrer desse trabalho, pode-se refletir acerca de alguns e que a gestão de conhecimento é é essencial para melhor compreensão e resolução dos problemas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Narelle De Jesus Parmanhani 09-02-2021 12:50:35

As políticas públicas sempre devem ser baseadas em evidências científicas e jamais em ''achismos'' ou ideologias pessoais. Abordar a gestão do conhecimento torna-se imprescindível para um bom planejamento de ações que promovam a saúde.

Foto do Usuário Nadine Victor Batista 09-02-2021 12:50:35

Artigo com tema relevante e atual. Parabéns aos autores pela escolha do tema.

Foto do Usuário Glauce Alves Rabello 09-02-2021 12:50:35

O tema trata de um assunto muito relevante para a melhora da gestão em saúde. Ótimo trabalho.

Foto do Usuário Micael Colodette Pianissola 09-02-2021 12:50:35

Temática importante para discussões atuais/futuras

Foto do Usuário Ana Luíza Moreira Pauferro 09-02-2021 12:50:35

Na minha opinião, o objetivo do trabalho não fica claro na introdução do artigo e o método não está bem descrito (por exemplo, não detalha descritores utilizados). Os resultados trazidos estão bastante abrangentes, o que os torna um pouco dispersos. Cito ainda que a maior parte do texto não cita as referências, além de trazer algumas referências pouco consistentes para esse tema, que é bastante explorada no campo da saúde pública.

Foto do Usuário Leides Barroso Azevedo Moura 09-02-2021 12:50:35

O artigo pauta uma temática contemporânea extremamente importante e merece ser apresentado para aprofundar discussões a respeito das conquistas e dilemas enfrentados pelo SUS, especialmente a força desagregadora da economia neoliberal global que impacta todos os sistemas universais de acesso à proteção social e à saúde como direito. Sugiro definir o objetivo do trabalho ao final da introdução de uma maneira mais clara e descrever a conclusão a partir desse objetivo. Perguntas ao autor: De que maneira a gestão do conhecimento aliada a tecnologia e o empreendedorismo (apresentado no texto) pode apoiar a consolidação do SUS e ao mesmo tempo fortalecer os principios e valores das legislações que o embasam?

Foto do Usuário Gilvania Coutinho Silva Feijo 09-02-2021 12:50:35

Temática extremamente relevante. Objetivo pode ser explicitado de forma mais clara, o que facilitará a compreensão do desenvolvimento do trabalho e das considerações finais. Perguntas ao autor: Quais os desafios tecnológicos, principalmente diante do cenário pandêmico atual, devem ser foco de maior atenção para o fortalecimento do SUS?