ESTRATÉGIA EDUCATIVA COM ADOLESCENTES PARA ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 5


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Paulo César De Almeida , Carla Nadja Santos De Sousa , Priscila Alves Da Silva Xavier , Vanessa Moreira Chaves , Aline Queiroz De Sousa Fiorenza , Maria Lúcia Duarte Pereira , Pablo Júnior Rodrigues Da Silva , Pablo Júnior Rodrigues Da Silva

ABSTRACT
Adolescência é uma fase na qual surgem muitas dúvidas, sejam relacionadas às mudanças corporais, psicológicas às primeiras experiências sexuais, quais condutas sexuais seguras, o uso correto dos métodos contraceptivos e até quais infecções podem ser adquiridas através de um ato inseguro e desprotegido. Com isso, objetivou-se descrever a construção de uma cartilha educativa como tecnologia de cuidado em saúde para a prevenção de ISTs em adolescentes. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência descrevendo as etapas para construção de uma cartilha educativa voltadas para prevenção de ISTs para adolescentes. A cartilha foi intitulada, Intensivão das ISTs uma linguagem para adolescentes, de modo que percorreu as seguintes etapas para execução: fase I, busca das informações relevantes para conter na cartilha educativa; fase II, construção com aporte teórico (cartilha) e transformação da linguagem das informações científicas em expressões de fácil compreensão. Foram utilizados como aporte teórico na fase I, conteúdos relevantes selecionados, agrupados, apresentados em linguagem de fácil compreensão e associados às ilustrações de maneira que proporcionaram melhor assimilação das informações pelos adolescentes. Durante a construção da cartilha fase II, buscou-se seguir os referenciais metodológicos de Doak, Doak e Root, a utilização de textos simples é essencial à compreensão do material educativo. Evidenciou-se que quando utiliza-se uma tecnologia educacional apropriada ao público a que se destina, conseguimos nos aproximar de sua linguagem, facilitando a compreensão dos leitores. Com isso a construção da cartilha visa proporcionar aos adolescentes, conhecimento e compreensão acerca dos cuidados necessários para prevenir as ISTs, favorecendo o empoderamento e possibilitando maior capacidade de intervenção na realidade dos mesmos.
Descritores: Enfermagem, Adolescência, educação em saúde. Tecnologia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Hiara Rose Moreno Amaral 09-02-2021 12:50:35

A adolescência é uma fase cheia de mudanças, trabalhar a educação em saúde com esse público de forma dinâmica é crucial para uma melhor prevenção de danos, principalmente no que se refere à saúde sexual e reprodutiva, visto que ainda há uma carência frente a esse assunto e muitos adolescentes ainda sofrem por desinformação e são bastante acometidos por infecções sexualmente transmissíveis.Parabéns pelo trabalho, muito elaborado e estratégia educativa interessante, relevante. Sugere-se a aplicação dessa ferramenta com outras temáticas voltadas para os adolescentes.

Foto do Usuário Isabelle Rossatto Cesa 09-02-2021 12:50:35

Ótimo trabalho! Sugiro que para prosperidade, seja elaborado um artigo mostrando os resultados após a divulgação da cartilha entre adolescentes. Não ficou muito nítido, onde espera-se que seja divulgado este material? Ou, aonde e em que período as autoras irão divulga-la? Seria válido desenvolver mais sobre as maneiras e meios de divulgação da cartilha.

Foto do Usuário Vanessa Moreira Chaves 09-02-2021 12:50:35

a adolescência é um fase em que o jovem possui diversas dúvidas, e discutir com o mesmo certos assuntos pode haver algumas dificuldades. Estratégias como essa, são instrumentos que pode ajudar bastante nesse aspecto.

Foto do Usuário Juliano Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante e atual, no entanto sugiro aos autores a elaboração de um fluxograma com as etapas/ conteúdos da cartilha com vistas a facilitar a leitura. A minha pergunta é: Será que a alteração do título do relato proposto - ESTRATÉGIA EDUCATIVA COM ADOLESCENTES PARA ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - para '' ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA ADOLESCENTES SOBRE a prevenção de ISTs: RELATO DE EXPERIÊNCIA'' - Não refletiria melhor os objetivos do estudo?

Foto do Usuário Raiane Silva Sousa 09-02-2021 12:50:35

Tema extremamente atual e relevante! O trabalho tem alguns erros de português, que atrapalham a leitura. Apesar disso, foi fácil compreender os objetivos. É muito inspirador para quem trabalha na área!

Foto do Usuário Raiane Silva Sousa 09-02-2021 12:50:35

Tema extremamente atual e relevante! O trabalho tem alguns erros de português, que atrapalham a leitura. Apesar disso, foi fácil compreender os objetivos. É muito inspirador para quem trabalha na área!

Foto do Usuário Priscila Alves Da Silva Xavier 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem atual com uma linguagem de fácil compreensão. As Referências atualizadas e contexto concerne a realidade dos dias atuais. Temática muito bem apresentada, proporcionando uma interação com o leitor e beneficiando na promoção e prevenção da prática sexual e reprodutiva do Adolescente.